Diminutivos especiais
FOTINHO E MOTINHO
Todo mundo já sabe como se faz o diminutivo. É simples, usa-se ZINHO (Esta peçazinha é chamada de sufixo) no finalzinho da palavra que você quer qualificar, carinhosamente. Como funciona no papel de agente qualificador, ele concorda no gênero (masculino ou feminino) do substantivo ao qual ele se junta.
Exemplos: um cometa, fica um cometazinhO; um poemA, fica um poemazinhO; e uma tribo, fica uma tribozinhA.
INHO é um sufixo (Eta, nomezinho feio!) especial. Ele conserva o O ou o A do final do substantivo que você quer colocar no diminutivo, sem se importar se é masculino ou feminino. Exemplo: um cometA, fica um cometinhA; um poemA, fica um poeminhA; e uma tribO, fica uma tribinhO.
Nos casos de FOTO e MOTO, reduções de fotografia e de motocicleta, se você vai optar por fazer o diminutivo com INHO, ficará assim: uma foto – uma fotinho; e uma moto – uma motinho. Caso use o outro sufixo, fica assim: uma foto – uma fotozinha; e uma moto – uma motozinha.
Você pode ter as duas opções também para o substantivo composto guarda-chuva, ficando: um guarda-chuvazinho ou um guarda-chuvinha.
Aquilo que os falantes consagram é respeitado, como é o caso de “fotinha” ou “motinha”, mas não faça este uso de maneira formal, somente nas salas de bate-papo. Nos comentários do Blog do Bollog, estes termos também são permitidos.
Professor José Maria Cavalcanti
Vícios de linguagem cometemos por falta de correções oportunas.
Como escrever é se expor, acho que é melhor um pensamento posto do que oculto por receio. Se aprende escrevendo e aceitando as devidas correções. Em minha opinião, os erros são proporcionais a quem é o autor da escrita. Existem diferenças entre um borracheiro que escreve, mesmo errado, e um professor desatento à escrita. João Cavalcante.
caro amigo,
penso que escrever é como andar numa estrada cheia de pedregulhos…quando passamos pela estrada a segunda vez já
sabemos onde estão as pedras mais afiadas e delas melhor nos cuidamos.
professor, uma dúvida: existe diminutivo de “simples”? caso positivo, seria com “z” ou com “s”? simplezinho ou simplesinho? existe alguma variação que permita o diminutivo com “s” em vez de “z? obrigada.
Guta, é um grande prazer responder sua pergunta.
Veja bem, o diminutivo de lápis é lapisinho ou lapisito.
As palavras terminadas em -s ou -z fazem o diminutivo acrescentando -inho ou -ito.
Como exemplos, cito:
adeusinho (adeus + inho), piresinho (pires + inho), alferesinho (alferes + inho); narizinho (nariz + inho), narizito (nariz + ito), raizita (raiz + ita).
Esclareço para você que a presença do -s ou -z intervocálico nestes casos decorre apenas da forma da palavra originária (não pertence ao sufixo), assim se mantém o -s ou o -z com que a palavra terminava.
Espero ter sido claro.
Volte sempre!