Ela muda tudo!
VÍRGULA – ESTA É OBRIGATÓRIA!
Exemplos:
Maria morreu cedo, e João tomou rumo.
O sol já estava fraco, e a tarde se fazia fresquinha.
A mãe trabalho pesado, e os filhos devoram os livros.
Nestes casos, contrariamente ao que aprendemos, antes do “e” deve ser colocada a vírgula.
A explicação é simples para os três exemplos: a segunda frase, iniciada pelo “e”, fala de uma ação praticada por um agente diferente da primeira.
Então, quando temos orações ligadas por “e”, cujos sujeitos são diferentes, coloca-se a vírgula, obrigatoriamente.
Isto se dá para esclarecer e alertar o leitor sobre a mudança do agente da ação, evitando-se confusão na leitura textual.
Veja o curioso vídeo sobre o emprego da vírgula!
Professor José Maria Cavalcanti
Ótima e enriquecedora aula. O vídeo é um complemento maravilhoso!
Valeu.
Ah! Fala serio!!
Cada vez confundo mais. Na escola qdo eu tinha 15 anos que não faz tantooo tempo assim…rsrs… entendi que ao aparecer a letra “E” já separaria, não havendo a necessidade.
Vixi! Qto mais eu leio, mais tenho certeza que não sei nadinha.
Ai, ai, ai!!
Obrigada por somar, contribuir com meu intelecto…rs…
Já tem erro só no pequeno comentário que fiz. Aposto!!
Rs…
João Cavalcanti, vc não vale elogiar, é parente. rsrs…
A vírgula… tão pequena e tão poderosa.
Entrei para conhecer o blog, através de um amigo que me falou sobre a qualidade dos textos e das aulas da Língua Portuguesa. Fiquei encantado com tudo que li e surpreso com o nível dos comentários feitos pelos outros internautas. Observei que se trata não só de uma ferramenta de conhecimento, mas também de entretenimento, visto que faz uma semana que estou acessando, diariamente, para ficar ciente de todo o conteúdo postado. Aproveitei para rir na página de piadas e para jogar xadrez. O texto Fotinho e Motinho veio para esclarecer o motivo de estarem agora usando esse termo nos comerciais das motocicletas. Ainda estou me inteirando de todo o conteúdo do blog, mas não me contive com essa aula do uso da vírgula e principalmente com os esclarecimentos feitos pelo vídeo. Perto de completar meio século de vida, busco boa leitura e, sinceramente, encontrei em tudo que li aqui. Parabéns.