CHILE – Um Olhar Turístico
CHILE – DE VALPARAÍSO, DO EL COLORADO E DA MODERNA SANTIAGO
Conhecer o Chile é inesquecível. Tive oportunidade de conhecer o Sul (cidade de Puerto Montt – Região de Los Lagos) daquele maravilhoso país, assim como sua moderna capital, Santiago, e suas belíssimas cidades litorâneas, Viña del Mar e Valparaíso. Ao descer a serra para visitar o litoral, existem famosas bodegas nas quais os turistas podem apreciar os saborosos vinhos chilenos.
Tudo é encantador, e não se pode deixar de conhecer o Valle Nevado ou El Colorado, de onde se tem uma vista espetacular da Cordilheira dos Andes, desde o alto do seu mirante. É um local onde se pode esquiar no inverno. É imperdível visitar a Casa do Escritor Chileno Pablo Neruda, ganhador do Nobel de Literatura em 1971.
Santiago tem um sistema de metrô que permite conhecer toda a capital com a maior facilidade. A tarifa varia nos horários de pico – das 6 às 9 e das 17 às 20 – o valor é um pouco acima de 420 pesos; nos demais horários, quando o fluxo é mais tranquilo, o valor cai para algo em torno de 380 a 390 pesos (consulte http://urbanrail.net/am/sant/santiago.htm). No horário de pico, o intervalo de espera é de 2 a 3 minutos e fora do horário crítico é de 4 a 8 minutos.
A rede hoteleira é de boa qualidade, sendo possível também achar hotéis por menores preços. Uma boa opção bem acessível é o hotel Londres (acesse http://hotellondres35.cl/hl.html).
No centro histórico, você pode visitar a Plaza de Armas, que tem nela a Catedral Metropolina (construída em vários estilos, pois passou muito tempo para ser totalmente edificada), também a Estação Central dos Correios, o Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Pré-Colombiana e a Sede do Município de Santiago. A praça é o centro da cidade e também seu marco zero, de onde se marcam todas as distâncias do país. Não deixe de acompanhar a troca da guarda que ocorre sempre às 10:oo horas, em dias alternados. Durante meia hora, você pode assistir ao cerimonial militar, uma apresentação com muita elegância e pompa.
Não deixe de visitar o Cerro Santa Luzia, que está a 69 acima do nível da cidade e a 639 acima do nível do mar. É imperdível o belíssimo mirante, pois lá você encontra a mais linda vista de Santiago, além de estátuas, bustos e uma linda fonte. Embora não tenha bondinho ou teleférico, não fica atrás de nenhum outro lugar em beleza.
Almoçar no Mercado Municipal é uma opção muito interessante, pois ali se pode comer muito bem e com preços acessíveis. Os frutos do mar são deliciosos e alguns são exóticos, somente encontrados naquela região. O mais famoso restaurante é o “Donde Augusto”, mas quase todos são recomendados. O ambiente é animado com música típica e também por “cantantes” acompanhados por um violeiro.
A vida noturna de Santiago é bem rica e diversificada. Os bairros Bella Vista tem como destaque a Calle Pio Nono; Em Las Condes você encontra a Salsateca Maestra Vida; e, em Providencia, a Calle Suecia está repleta de bares com música retrô dos anos 80 e 90. Estes três endereços são os maiores destaques. Visite o site www.carretes.cl/carretes-santiago que informa toda a agitação noturna da capital chilena.
Caso tenha tempo e dinheiro, visite também o deserto do Atacama e conheça ali as paisagens mais exóticas do Chile.
Autor: José Maria Cavalcanti
Muito obrigada pelo tempo que disponibilizou para montar este quadro, as dicas vão me ajudar muito.
Abraço.
Rosely, desejo um mundão de coisas boas nessa sua ida
ao Chile.
Que você possa desfrutar de tudo com muita intensidade.
O lugar é realmente muito lindo, e o povo é muito acolhedor.
Compartilhe suas experiências e alegrias chilenas, após seu
retorno.
Beijos e abraços, de Cavalcanti e Marta.
ola,
vc poderia me dizer como fez para ir para o cerro santa luzia?
procurei no google,ms to c dificuldades.
se puder me responder no meu email,melhor ainda.
obrigada
Patrícia, o Cerro Santa Lucía fica localizado no coração da capital chilena. Possui grandes atrativos para visitação: mirantes, fontes, mausoléu e um visual muito bonito.
Você pode chegar a este grande ponto turístico de Santiago por meio de transportes públicos disponíveis para a população e turistas.
É muito fácil, bastando apenas pegar um ônibus que passe na Rua Miraflores. Você desce quando avistar o imenso morro. Utilizando a linha do metrô, que passa na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, você também chegará facilmente ao local. Uma estação antes do Cerro Santa Lucía é a da Universidade Católica (você terá que caminhar um pouco), mas descendo na estação seguinte, que cruza com a Rua Miraflores, fica bem pertinho.
Obrigado por acessar o Blog do Bollog.