CHILE – Um Olhar Turístico

CHILE – DE VALPARAÍSO, DO EL COLORADO E DA MODERNA SANTIAGO

Puerto Montt

Conhecer o Chile é inesquecível. Tive oportunidade de conhecer o Sul  (cidade de Puerto Montt –  Região de Los Lagos) daquele maravilhoso país, assim como sua moderna capital, Santiago, e suas belíssimas cidades litorâneas, Viña del Mar e Valparaíso. Ao descer a serra para visitar o litoral, existem famosas bodegas nas quais os turistas podem apreciar os saborosos vinhos chilenos.

Tudo é encantador, e não se pode deixar de conhecer o Valle Nevado ou El Colorado, de onde se tem uma vista espetacular da Cordilheira dos Andes, desde o alto do seu mirante. É um local onde se pode esquiar no inverno. É imperdível visitar a Casa do Escritor Chileno Pablo Neruda, ganhador do Nobel de Literatura em 1971.

Santiago tem um sistema de metrô que permite conhecer toda a capital com a maior facilidade. A tarifa varia nos horários de pico – das 6 às 9 e das 17 às 20 – o valor é um pouco acima de 420 pesos; nos demais horários, quando o fluxo é mais tranquilo, o valor cai para algo em torno de 380 a 390 pesos (consulte http://urbanrail.net/am/sant/santiago.htm). No horário de pico, o intervalo de espera é de 2 a 3 minutos e fora do horário crítico é de 4 a 8 minutos.

A rede hoteleira é de boa qualidade, sendo possível também achar hotéis por menores preços. Uma boa opção bem acessível é o hotel Londres (acesse http://hotellondres35.cl/hl.html).

No centro histórico, você pode visitar a Plaza de Armas, que tem nela a Catedral Metropolina (construída em vários estilos, pois passou muito tempo para ser totalmente edificada), também a Estação Central dos Correios, o Museu Histórico Nacional, Museu de Arte  Pré-Colombiana e a Sede do Município de Santiago. A praça é o centro da cidade e também seu marco zero, de onde se marcam todas as distâncias do país. Não deixe de acompanhar a troca da guarda que ocorre sempre às 10:oo horas, em dias alternados. Durante meia hora, você pode assistir ao cerimonial militar, uma apresentação com muita elegância e pompa.

Não deixe de visitar o Cerro Santa Luzia, que está a 69 acima do nível da cidade e a 639 acima do nível do mar. É imperdível o belíssimo mirante, pois lá você encontra a mais linda vista de Santiago, além de estátuas, bustos e uma linda fonte. Embora não tenha bondinho ou teleférico, não fica atrás de nenhum outro lugar em beleza.

Almoçar no Mercado Municipal é uma opção muito interessante, pois ali se pode comer muito bem  e com preços acessíveis. Os frutos do mar são deliciosos e alguns são exóticos, somente encontrados naquela região. O mais famoso restaurante é o “Donde Augusto”, mas quase todos são recomendados. O ambiente é animado com música típica e também por “cantantes” acompanhados por um violeiro.

A vida noturna de Santiago é bem rica e diversificada. Os bairros Bella Vista tem como destaque a Calle Pio Nono; Em Las Condes  você encontra a Salsateca Maestra Vida; e, em Providencia, a Calle Suecia está repleta de bares com música retrô dos anos 80 e 90. Estes três endereços  são os maiores destaques. Visite o site www.carretes.cl/carretes-santiago que informa toda a agitação noturna da capital chilena.

Caso tenha tempo e dinheiro, visite também o deserto do Atacama e conheça ali as paisagens mais exóticas do Chile.

Autor: José Maria Cavalcanti

Anúncios