Crase nas horas
LEMBRETES SOBRE O EMPREGO DA CRASE
CRASE
Saiu a noite ou à noite?
Depende.
Se “saiu a noite”, foi a noite que saiu. Eu vou entender que quem saiu foi a noite (=sentido figurado): “a noite surgiu, apareceu…” ou simplesmente “anoiteceu”.
Entretanto, se você “saiu à noite”, significa que você não saiu “à tarde ou pela manhã”, ou seja, “à noite” é um adjunto adverbial de tempo.
Saiu as 10h ou às 10h?
Só pode ter sido “às 10h”.
“Hora” indica tempo e é uma palavra feminina. É um adjunto adverbial de tempo formado por palavra feminina, logo devemos usar o acento grave: “A aula começa sempre às 7h”; “A reunião será às 8h”; “A sessão só começará às 16h”; “Ele vai sair às 20h”.
A reunião será a ou à partir das 14h?
O certo é: “A reunião será a partir das 14h” (=sem acento da crase).
“A partir de” é uma locução prepositiva formada por um verbo. Não há crase, porque é impossível haver artigo antes de verbo (=partir).
A reunião será … das 2h às 4h da tarde ou
de 2h às 4h da tarde ou
de duas a quatro horas ?
A reunião pode ser “das 2h às 4h da tarde” ou “de duas a quatro horas”. A reunião que vai “das 2h às 4h” começa exatamente às 2h e termina precisamente às 4h. Para haver a idéia de “exatidão, precisão”, é necessário que usemos o artigo definido. Isso justifica o uso da preposição “de” + o artigo definido “as” (=”das 2h”) e a crase (= “às 4h”). Não devemos usar “de 2h às 4h”.
A outra reunião que vai “de duas a quatro horas” não definiu a hora para começar ou terminar. Temos apenas uma idéia aproximada da duração da tal reunião. Não há artigo definido, logo existem apenas as preposições: “de…a”.
OBSERVAÇÃO: podemos usar essa “dica” em outras situações:
“Trabalhamos de segunda a sexta.” (= de … a …)
“O torneio vai da próxima segunda à sexta-feira.” (= da … à …)
“Leia de cinco a dez páginas por dia.” (= de … a …)
“Leia da página 5 à 10.” (= da … à …)
“Ficou conosco de janeiro a dezembro.” (= de … a …)
“Ficou conosco do meio-dia à meia-noite.” (= do … à …)
“O congresso vai de cinco a quinze de janeiro.” (= de … a …)
“O aumento será de 2% a 5%.” (= de … a …)
Ele está aqui desde as ou às 14h?
O certo é: “Ele está aqui desde as 14h.”
A presença da preposição “desde” significa que não há a preposição “a”, logo não há crase. Temos apenas o artigo definido “as”.
Vejamos outros casos semelhantes: “Após as 18h, as nossas portas estão fechadas.”; “Ele fez o gol com a mão.”; “A reunião ficou para as 16h.”; “Ele teve de comparecer perante a justiça.”
OBSERVAÇÃO – Veja a diferença: “Ela vai à praia” e “Ela vai para a praia”.
No primeiro caso, “ela vai a”, ou seja, “vai e volta, tem hora para voltar”; no segundo, “ela vai para”. Isso quer dizer que “ela não tem hora para voltar, lá sabe Deus se volta”.
Ele ficará aqui até as ou às 18h?
Para muitos gramáticos e professores, é um caso facultativo.
Devido à presença da preposição “até”, prefiro a forma sem o acento grave: “Ele ficará aqui até as 18h.”
OBSERVAÇÃO – O mesmo se aplica no adjunto adverbial de lugar: “Ele foi até a/à praia.” (=”Ele foi até o/ao supermercado”).
Mais uma vez, prefiro a forma sem o acento grave: “Ele foi até a praia.” (=”Ele foi até o supermercado”).
A próxima reunião será a ou à uma hora da tarde?
O certo é: “A próxima reunião será à uma hora da tarde.”
“À uma hora da tarde” é adjunto adverbial de tempo formado por palavra feminina. O acento grave é obrigatório.
OBSERVAÇÃO 1: Não devemos confundir “à uma hora da tarde ou da madrugada” com “a uma hora qualquer”. No primeiro caso, a palavra uma é numeral (= 1h); no segundo, é artigo indefinido.
“Ele chegou à uma hora da tarde.” (=”às 13h”)
“Ele chegou a uma certa hora.” (=”a uma hora qualquer”)
Antes de artigo indefinido é impossível haver crase, pois não teremos o artigo “a” que é definido: “Ele disse que chegaria a uma hora qualquer”; “Referia-se a uma velha história”; “Entregou os documentos a uma secretária”.
OBSERVAÇÃO 2: Em “Todos responderam à uma”, devemos usar o acento grave. “À uma” (=”a uma só voz”) é uma locução adverbial de modo.
Simplicidade e clareza foram usadas pelo www.tradutores.com nestas explicações sobre o uso da crase. Sendo assim, compartilho com vocês este texto que escolhi para esclarecer estas dúvidas constantes de nossa Língua Portuguesa.
ola sr. cavalcanti, seu blog esta muito bom, trazendo muitas novidades, tb muitas noticias, legal.. desculpe por nao ter prestigiado antes… um abraço… zé
Puxa, Rodrigo, que legal você também se tornar um dos meus leitores.
Fico muito contente de atingir toda a família.
Grande abraço para você, Camilla, Sara e toda sua família.
Cavalcanti, boa tarde. Aprendi aqui no IFI, que quando se trata de “hora”, só devemos colocar o “h” quando especificar prazo decorrido, duração. Ex.: a reunião durou 2h.
Os símbolos “h”, “min” e “s” não devem ser empregados na expressão de horários. Eles são previstos para indicar a significação da duração ou comprimento de tempo em hora(s), minutos(s), e segundo(s).
Assim, 10h 30min significa a medida de grandeza da duração de horas e trinta minutos, ex.: A reunião ministerial durou 10h30min, enquanto que a forma 10:30 é referida ao horário de dez horas e trinta minutos.
Quando se trata de hora e horários devemos simplemente utilizar o numeral acompanhado de “:00” sem o “h”. Ex.: 02:00 e não 2h.
Existem normas internacionais que tratam dessa regulamentação. (ISO 1014, ISO 3307)
Fernando C. Straube
Caros amigos,
Discordo de várias coisas, embora admita que o assunto é mesmo controvertido.
Há uma diferença entre horário do dia, que expressa a grandeza chamada “frequência” e tempo, que é a própria grandeza de “tempo”. São coisas completamente diferentes.
O horário do dia é um único momento; o tempo expressa o intervalo entre dois momentos. O horário do dia é cíclico, ou seja, se repete dia após dia; o tempo é isolado – reflete apenas o lapso entre dois horários.
A notação 9 h 25 min 6 s expressa tempo e não horário. Os horários emprestam as mesmas unidades da grandeza tempo, ou seja, horas, minutos, segundos. E, por esse motivo, é obrigatório citá-los, quando se refere a horários do dia. Caso contrário a grandeza se tornaria adimensional, o que não corresponde à realidade.
A correta notação para um horário do dia, seguindo o exemplo citado, é 09:25:06 h (UTC-2).
Essa apresentação mostra que nos referimos um certo momento do dia (expresso em horas e, implicitamente nas suas subdivisões) e também mostra que se trata do fuso horário que fica a “duas horas menos” com relação a Greenwich. Também mostra que, se eu estiver em São Paulo, Rio, BH ou Brasília, estarei observando o “horário brasileiro de verão” (BST). Caso não esteja sob esse horário, o correta é indicar (UTC-3 h).
Um abraço,
Fernando
Ericson
O Brasil adota as normas do Sistema Internacional de Unidades (SI), as quais estão acima de quaisquer regras ortográficas, como citado nesta lei e neste decreto.
Então, quando formos expressar um determinado horário (usando símbolos) devemos fazer como no exemplo abaixo:
[20 h] ou [20 h 45 min] ou [20 h 45 min 55 s]
Os espaços entre os números e os símbolos são obrigatórios
Mario,
A norma diz que:
Na Língua Portuguesa, a representação de horas não é efetivada com a utilização de dois-pontos, e sim com a abreviação da palavra hora, que é h, sem ponto final (nunca hs nem hrs). A representação de minutos é realizada com a abreviação da palavra minuto, que é min, sem ponto final. Portanto, abreviam-se as horas desta maneira: 12h, 12h30min ou 14h22min. [Gramática Online]
Note então que essa é a forma correta, e amplamente aceita, de se escrever as horas em Português, segundo os manuais de redação.
No entanto, segundo o Inmetro, a grafia correta das horas é escrita da seguinte forma, por exemplo:
9 h 25 min 6 s
Ou seja, usa-se os símbolos já mencionados – h, min e s – porém deve-se adicionar um espaço entre os números e os símbolos.
Note também que é comum o uso abreviado das horas, como em 17:00 ou ainda 17:00 h, que por sinal foi o ponto da discussão.
Eu defendia que o correto seria o uso do h no final, 17:00 h, por outro lado há quem defendia que o correto seria sem o h, 17:00
O fato é que o uso de uma ou outra é apenas uma questão de convenção. O que ocorre é que a grafia sem o h é utilizada no Inglês, mas a grafia com o h é utilizada no Espanhol, portanto os dois estão corretos ou, se considerarmos a regra no português, errados ao mesmo tempo.
Amigos,
Na Aeronáutica seguimos as convenções da ICAO, que no seu attahment E units of measurement to be used in air and ground operations to the convention on international civil aviation, diz:
“3. Presentation of Time
3.1 Where the time of day is to be written in all-numeric form, IS0 8601 specifies that the sequence
hours-minutes-seconds should be used.
3.2 Hours should be represented by two digits from 00 to 23 in the 24-hour timekeeping system and
may be followed either by decimal fractions of an hour or by minutes and seconds. Where decimal
fractions of an hour are used, the normal decimal separator should be used followed by the number
of digits necessary to provide the required accuracy.
3.3 Minutes should likewise be represented by two digits from 00 to 59 followed by either decimal
fractions of a minute or by seconds.
3.4 Seconds should also be represented by two digits from 00 to 59 and followed by decimal
fractions of a second if required.
3.5 Where it is necessary to facilitate visual understanding a colon should be used to separate hours
and minutes and minutes and seconds. For example, 20 minutes and 18 seconds past 3 o’clock in the
afternoon may be written as:
152018 or 15:20:18 in hours, minutes and seconds or 1520.3 or 15:20.3 in hours, minutes and
decimal fractions of a minute or 15.338 in hours and decimal fractions of an hour.”
Muito bom!!!!!
Abs
Wuol!!!Valeu amanhã tenho prova de português, e tava sem revisão, muito obrigada, muito bom !!!!
foi dito para não usar crase no seguinte trecho “Isso justifica o uso da preposição “de” + o artigo definido “as” (=”das 2h”) e a crase (= “às 4h”). Não devemos usar “de 2h às 4h”.”
porem, estou com gabaritos de concursos que dizem ao contrario…. gostaria de saber qual é o certo. Alem da informação que possa estar errada o que é muito perigoso
apenas um comentário e dica
grato Nícolas
Nicolas, por favor, você poderia postar aqui o que diz seu material de estudo ou a questão do gabarito que você mencionou, assim, eu terei uma ideia melhor da sua dúvida. Abraços!