TRISTE DESPEDIDA
Não é fácil partir quando se vai para tão longe, principalmente quando a pessoa de quem você se despede é sua querida mãe. Era o ano de 1979, e eu contava já dezoito anos de idade. As malas já estavam prontas, e como o tempo estava reduzido, cuidei para não desperdiçar nem um pouquinho do pouco que me restava. Meu pai me esperava lá fora para me ajudar no transporte da bagagem, e minha mãe aguardava minha saída, tristonha no terraço da lateral da casa. Aproximei-me devagar e pude ver de relance suas madeixas, longas cãs debruçadas sobre seus ombros, que emolduravam seu olhar sem brilho pelo pesar da hora da partida.
Corri para seus braços para abraçá-la ternamente, buscando amenizar seu sofrimento. Havia a sensação de perda no ar, mas existia o consolo da conquista, afinal eu estava naquele momento seguindo em busca do meu futuro. Tentei segurar o tempo com a mesma força que eu a abraçava, mas tudo foi em vão. Os minutos se foram, e eu necessitava ir.
Não havia como deter aquela partida, tampouco as lágrimas. Olhando para trás, vejo hoje que tudo valeu a pena e aprendi que nossos objetivos são muitas vezes conquistados com duras perdas ou sofridas separações. E aquele vazio que ficou, chamado saudade, eu sabia que poderia preenchê-lo sempre com aquela cena que até hoje tenho guardada comigo.
Com a Poesia DESPEDIDA, revivo aquele momento mágico, que parecia não ter fim, mas que de alguma forma escoou com rapidez, sem que ninguém percebesse.
Autor: José Maria Cavalcanti
DESPEDIDA
Longas cãs desfraldam no adeus
Lágrimas a rolar no triste sorriso
Chora, mãe, este é o teu paraíso
Não queres perder os filhos teus
Vai e dá-lhe um beijo com amor,
Como teu último e terno abraço
Ainda não partiu está no terraço
Corre compartilha com ele a dor
Pra ele és única nesta curta hora
E na terra não há mais ninguém
Pedestal onde se ajoelha e adora
Não chores mais, ele te implora
Pois só quer ser feliz com quem
Deu-lhe a vida, padece e chora!
Autor: José Maria Cavalcanti
São nesses momentos que percebemos, com clareza, como somos importantes e fazemos falta no núcleo familiar.
A poesia retrata, com fidelidade, o momento mágico de exposição do verdadeiro amor.
Linda homenagem a essa pessoa tão especial e importante em nossa vida, Mãe. A poesia que já ouvi você declamar várias vezes é muito linda e pura.
Qdo li , me fez recordar e pensar o qto precisamos enfrentar despedidas. Lembrei-me dos tantos domingos qdo eu tinha 6 anos de idade e minha mãe ao longe dobrava a esquina pra passar mais uma semana longe de mim para lutar e oferecer o melhor pra todos nós. Hoje sei o qto foi importante apesar de doloroso. As virtudes ficaram, os valores com mais peso, admiração aumentada e resultado de vitórias. “Despedidas são inevitáveis não é?!
Um Mal necessário?! Hummm….
Linda!
A poesia me fez lembrar quando saí de Mossoró para Brasília em 1971. As últimas lembranças da nossa mãe, sobretudo no momento de despedida, são inesquecíveis. Parabéns pelo belo texto.
Abraços
Gonzaga
querido amigo professor:
hoje abuso um pouco de sua exegese gramatical.
-por gentileza,faça-me entender a diferença entra as palavras,
aqui condicionadas às minhas duvidas: mal e mau.
abraços
Emanuel
Meu amigo, Emanuel, estou em Buenos Aires por um período de vinte dias. Da mesma forma, respondo a sua pergunta:
Mau com “u” se usa toda vez que o contrário seja bom; e mal com “l” é usado quando o contrário seja bem (estado de saúde).
Exemplos:
Ele é um homem mau (caráter) – Um bom (de bom caráter) homem é o sonho de toda mulher;
Ele está bem, enquanto sua irmã está mal, correndo risco de vida.
Grande abraço, meu amigo e até a volta.
Thanks for the good writeup. It in truth used to be a entertainment account it. Glance complex to more introduced agreeable from you! By the way, how could we communicate?
I went over this web site and I believe you have a lot of excellent info, saved to favorites (:.
Outstanding post however , I was wondering if you could write a litte more on this topic? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit further. Kudos!
Thank you for sharing with us, I think this website truly stands out : D.
I consider something genuinely special in this web site.
Hey there! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my good old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read. Many thanks for sharing!