O gelo preserva tudo

CURIOSIDADES 

Calcula-se que a Antártida tenha cerca de 14 000 000 km2. Seu contorno é irregular com apenas duas reentrâncias: o Mar de Weddell e o Mar de Ross.

Na Antártida, a espessura do gelo chega a atingir 4 km, formando as grandes camadas  que recobrem a superfície.

Cerca de 98% da superfície da Antártida é recoberta por geleiras. Estas dão origem aos icebergs que flutuam à deriva pelo mar. O gelo Antártico, que soma 30 milhões de km3, representa mais de 90% da água doce do planeta e é uma riqueza estratégica para o futuro: se todos os rios do mundo fossem alimentados por esse gelo, correriam perenes por pelo menos 600 anos.

  • A temperatura mais baixa já registrada na Terra foi na Antártida, na base científica russa de Vostok: -89,2º C no dia 21 de julho de 1983.
  • A Antártida é mais fria do que o Ártico devido às elevadas altitudes e aos blizards. Em consequência de temperaturas tão baixas.
  • No inverno, a área da Antártida é maior devido à formação de uma capa de gelo que circula o continente. Essa camada variável é chamada de banquisa.
  • Mais de 9 mil fragmentos de meteoritos já foram recolhidos na Antártida. Dentre eles, um meteorito de 4 bilhões da anos que, aparentemente, se desprendeu de Marte.

Dizer Antártida ou Antártica está correto.
Na Antártida não há bactérias e, em razão disto, alimentos podem ser consumidos após anos sem uso, não existe também o mofo, nem as latas enferrujam e nem os alimentos apodrecem.
Os blocos de gelo flutuantes (icebergs) são formados por água doce. É em razão disto que os mesmos flutuam, pois a água doce é mais leve que a água salgada do mar.
A parte visível dos icebergs sobre as águas representam em média apenas 10% do seu total, sendo que 90% estão sob as águas.
Só existem duas estações: verão com 6 meses de sol (não existem noites) e inverno com 6 meses de escuridão (não existem dias).
A temperatura média no verão é de 0° C e no inverno de – 20°C, chegando a máxima a – 70° C.
As reservas de carvão ali existentes podem suprir todas as necessidades do nosso planeta por alguns séculos.

Você gosta de curiosidades. Fale alguma ou deixe um COMENTÁRIO!

Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2011/07/21/o-gelo-preserva-tudo/#comments

Anúncios