Um mês de festas!
AGOSTO DA ALEGRIA
O mito de que o mês de agosto está associado ao desgosto foi desmitificado em Natal. De agora em diante, todos os 31 dias de cada ano serão de risos e muita festa. A terra do maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo, irá ter eventos festivos diariamente para consagrar o que a Fundação José Augusto intitulou de Agosto da Alegria. A iniciativa do Governo do Estado está provocando verdadeiros sucessos culturais com feiras de artesanato, shows musicais, palestras, mostra de cinema, gastronomia, apresentações circenses, teatro de bonecos, exposição de artes, lançamento de livros e muito mais.
Ressalto o projeto governamental para divulgar o convite especial que recebi da minha irmã primogênita, Maria das Graças Cavalcanti, para a publicação de sua tese de mestrado em forma de livro. Tal trabalho, que tive o privilégio de acompanhar, enaltece a figura de Dona Dadi, uma mestra da arte do saber fazer dentro do mundo masculinizado do Teatro de Bonecos do Rio Grande do Norte.
Li que alegria é a palavra mais bonita do dicionário, visto que ela vem com um sorriso junto, e com esta mesma alegria que compartilho com meus leitores a felicidade da minha família por ser merecedora de tão grande honra.
Compartilhe conosco esta alegria. FAÇA UM COMENTÁRIO!
Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2011/08/07/um-mes-de-festas/#comments
Graça,
A alegria é sua, mas o orgulho é todo nosso. Família Cavalcante.
Parabéns! Você tornou-se imortal.
Um livro é um manancial de saber e entretenimento. Ele é também a própria máquina do tempo, fazendo-nos viajar por meio de palavras e imagens.O autor, ao escrever sua obra, pensa em atingir muitos leitores, e na verdade ele acaba promovendo uma experiência única em cada um.
Por meio de letras, palavras, frases, parágrafos e capítulos do seu livro, nós vamos captar seus pensamentos, sua essência, e assim vamos mergulhar no seu mundo.
Obrigado por nos presentear com tão linda obra, que resgata o valor cultural de uma personalidade ímpar como a de Dona DADI.
Minha irmã, tenha certeza que seu legado será sempre uma grande referência nos centros acadêmicos e um destaque nos meios didáticos.
Comemore muito!
Do seu irmão e amigo, Zeca Cavalcanti.
Gracinha,
É uma honra muito grande poder comentar essa linda passagem de sua vida.
A sua tese de mestrado, em forma de livro, é motivo de muito orgulho para toda a familia.
Obrigada pelo contive para partilhar desta data tão especial, estaremos presentes em pensamento e coração, torcendo pelo seu sucesso.
Que esse dia seja muito especial, repleto de felicidades e emoções.
Parabéns por mais essa linda conquista.
Com muito carinho de sua cunhada,
Marta.
Lembrei-me daquela velha sabedoria popular e já tão falada, que diz que na vida temos que fazer três coisas: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Sempre penso: só acho que não vou conseguir escrever um livro. Acho que são poucos os que conseguem alcançar esse último quesito, precisa de conhecimento, imaginação, sabedoria, memória…
Um duplo parabéns, tia Graça. Primeiro por estar concluindo seu mestrado e segundo por ter feito em forma de livro, completando assim dois requisitos para a “vida completa”. Já plantou a árvore?
Gracinha,
Hoje é um dia de celebração, pois quis o destino que meu primeiro bebê se tornasse a primeira escritora da família. Você foi a primeira a trabalhar, a casar, a ser mãe … a publicar um livro. Deve ser do destino das primogênitas. Parabéns!Com muito orgulho. Sua mãe.
Meu irmão,
Obrigada pela homenagem recebida com a postagem de meu convite de lançamento do meu livro no seu blog.
Fico feliz em compartilhar essa alegria com todos os leitores que o acessa, pela oportunidade recebida da Secretaria Extraordinária da Cultura do RN, FJA,Governo do Estado, para a publicação de meu primeiro rebento, que nasce do jeito que imaginava: sendo lançado em um grande evento da Cultura Popular; Dadi ainda viva para poder participar dessa festa e ainda ser convidada para coordenar o I Encontro de bonecos e bonequeiros do Teatro de Bonecos no RN,no período de 31/08 a 03/09, com a participação de 30 mestres, dentro da progração do Agosto da Alegria. Ninguém é mais feliz do que eu por essa oportunidade. Adeus tristeza no mês de Agosto, desmistifiquei tudo isso.
Graça Cavalcanti
Mana Graça, estas músicas dizem tudo:
“É hoje o dia da alegria
E a tristeza nem pode pensar em chegar
Diga aí espelho meu!
Se há na avenida alguém mais feliz que eu”
….
“Hoje a festa é sua
hoje a festa é nossa”
Que você seja arrebatada pela felicidade neste momento lindo de sua vida!
Zeca Cavalcanti.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30 de dezembro de 1898 — Natal, 30 de julho de 1986) foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.
Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Instituto de Antropologia desta universidade tem seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estréia, Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971) foram editadas postumamente. Quase chegou a ser demitido por estudar figuras folclóricas como o lobisomem.
Oi tia Graça,
Parabéns por essa grande conquista.
Vou me exibir, dizendo, com muito orgulho, que tenho uma tia escritora.
Parabéns!
Parabéns tia! Você merece.
Olá! Cavalcanti,
Está frase Agosto alegre foi uma novidade pra mim.
Ultimamente, eu estou aprendendo muito com seu blog, observando as fotos do RN.
A um tempo atrás , eu cheguei a ver uma reportagem sobre RN na rede globo.
Eu falei para minha esposa, conheço este lugar, ela perguntou:
Você já esteve lá?
Eu respondi: não, apenas vi uma linda matéria no blog do Bollog!
Enquanto, outros blogs publicam coisas ilegais.
O blog do Bollog está conquistando as pessoas para cultura.
Eu só tenho agradecer!
E desejar que sempre exista este fruto do espírito chamado alegria na sua vida!
Não vamos deixar que fatos como estes desapareçam como uma tempestade. Eles são ventos que diariamente fazem a maré subir e a baixar. A questão é que paramos pouco para observar o mar.
A minha Gracinha vive momento ímpar. Ela tem se postado com astúcia, sabedoria nos momentos em que percebe espaços para ocupar. Isto na academia, na APOTB(Associação Potiguar de Teatro de Bonecos) como presidenta, e porque não, na esfera da cultura popular do RN. Suas caminhadas pelos corredores tem contribuído para o conhecimento, extensão, divulgação em horizontes interestaduais.
No dia, do lançamento do seu livro, estava maravilhosa. Fez discurso, autografou livros e mais, com visual muito bonito. Presentes autoridades locais, quase toda a família e amigos.
Esse espetáculo aconteceu, nada mais nada menos, no pátio do Teatro Alberto Maranhão. Foram momentos guiados pelos imortais que fizeram daquele lugar o espaço cultural potiguar!
Olha! para quem não esteve presente, foram instantes inesquecíveis…
Gracinha, parabéns pelo filho literário e estamos ansiosos para lê-lo. Sucesso nas vendagens, no doutorado e muita inspiração para um próximo rebento.
Beijos
Guilherme e Daniela
Obrigada pelos comentários emitidos sobre o lançamento dessemeu primeiro menino. Estou muito feliz!
Essa foi uma pequena semente que com certeza me trará bons frutos. Um abração bem especial para todos que direta ou indiretamente participaram do processo de gestação do mesmo e ou que estão contemplando seu nascimento. Gracinha