Calmante
ESQUEÇA O RELÓGIO
Esqueça o relógio, você não tem que levantar, apenas abra os olhos. Não dê pressa aos sentidos ou aos movimentos, tire o pé do pedal, desacelere.
Vislumbre o exato momento que será dado início natural de suas sensações. O sol lá fora despontou radiante. Sim, sorria e sorva tranquila e gostosamente o doce aroma do ar da manhã. Por um breve lapso de tempo, imagine que não há chefe, que não há compromisso, que nada depende de você. Pare tudo, como tudo para quando nossas ansiedades e medos tomam conta da gente, fazendo com que nosso coração entre em colapso. Não é loucura, dê a você mesmo este belo presente, que na verdade nos é concedido todos os dias sem que a gente se dê conta.
O sol, que derrama seus raios cheios de vida, convida você a viver, e o ar puro e saudável anseia que você reaprenda a respirar. Primeiro respire suavemente até encher os pulmões; e vá soltando lentamente o ar para depois sorvê-lo novamente. Escute o pulsar do seu coração, o latejar do seu pulso e navegue em pensamentos prazerosos. Imagine as ondas do mar ou mesmo o vento a soprar; quem sabe uma música suave ou o cair da chuva. Esqueça do seu ventre e apenas viaje, mas sem a preocupação do que se tem a levar, sem roteiros, sem percursos. Se estiver na orla, deixe que seus pés descalços toquem a areia da praia, deixe que o vento sopre seus cabelos sem a necessidade de arrumá-los depois. Abra seus braços para abraçar o todo. Comtemple esse dia lindo que insiste em se dar unicamente para você.
Sim, seja egoísta. Faça isto por você mesmo. Você merece. Seu corpo necessita do sol da manhã, da absorção paciente de ar puro; e sua mente requer viagens de paz, musicais e imagéticas. Não deixe para amanhã, comece agora. Todo o universo está a sua espera, pronto para se dispensar para seu interior, revitalizando seu físico e seu espírito, restaurando-os, curando-os uma vez mais. Talvez você pense que sua mente rápida não irá se adaptar a tanta lentidão ou que seu corpo, acostumado ao ritmo frenético do cotidiano, não se acostumará a ficar em estado de mansidão. Experimente. Desligue seu computador. Desaperte a gravata do pescoço; vamos, solte a fivela do seu cinto e afrouxe os cadarços dos seus sapatos. Retire esses apetrechos de guerra e mergulhe sem escafandro neste mar de tranquilidade, que é disso que você mais precisa.
Nosso corpo tem um limite. Constantemente estamos gastando suas energias essenciais e as suas potencialidades. Às vezes o submetemos a constantes provas de resistência, verdadeiras provas de fogo, como se ele fosse indestrutível. Caso você não saiba, ele também entra em esgotamento, colapso total por uso indevido.
Sim, promova este reencontro com você mesmo, com sua paz interior, com aquilo que realmente você é.
Autor José Maria Cavalcanti
Fale sobre o que o estresse urbano provoca nas pessoas.
Comente aqui: https://bollog.wordpress.com/2011/10/23/calmante/#comments
Música para relaxar!
A vida que levamos é uma verdadeira loucura, com o relógio nos comandando. Não temos tempo para aquilo que importa, aliás, pra nada, pros amigos, irmãos, familiares, tudo se justifica em nome do dinheiro.
Esquecemos até de nós mesmos, de nossas próprias necessidades, uma grande insensatez.
Este texto me ajuda nessa reflexão de que há um limite e que nosso corpo suplica por um mergulho interior para um resgate pessoal.
Jader
O texto nos conclama na busca de nossa qualidade de vida e para encher nossos dias de vida.
O equilíbrio interior nos acalma, nos preenche e aquela sensação de vazio se vai… O contato com a natureza também é essencial: encher os olhos com as imagens lindas que ela proporciona; encher os pulmões com ar puro; e desfrutar da energia do sol para nos fortalecer.
Equilibrados e cheios de vida interior, rendemos mais, interagindo melhor com os outros.
Débora
Indico a prática da Yoga. Seus benefícios não se limitam apenas ao corpo físico, mas também à mente, ao emocional e ao espírito. A conquista de uma boa saúde, alívio de asma, diabetes, dores nas costas, desordens do aparelho digestivo, sistema nervoso e circulatório.
Fora a paz interior, uma grande diminuição do estresse e melhores níveis de concentração ficam evidenciados com esta prática.
Suzana
Excelente tema el de tomar la vida con calma, ya que de esa manera podemos disfrutar de esta hermosa vida. Querido José Maria, disculpa por mi ausencia, tanto de tu blog; como también del mío. Es que sentí, una gran falta de mis seguidores, y me tomé una pausa; pero no fué facil, porque extraño mucho el bienestar que me brindan mis amigos. “Quiero tener un millón de amigos, y así mas fuerte poder cantar”. Me gustó muchísimo el video también, y revisaré tus presentaciones anteriores; yá que ninguna de ellas debe dejarse de lado, porque todas son como extraídas de un precioso libro encantador. Un Grande Abraço, e lembranças a todos.
Charlie, com a ausência, aprecia-se melhor o valor. O conteúdo do seu blog é indiscutível, prova disso é que os discos que você posta foram fenômenos de venda e agora são raridades. Aos poucos, mais pessoas de bom gosto irão encontrar “El Mago”, esse maná em meio ao deserto em que eles se encontram por falta de produtos de boa qualidade.
Perseverar é a palavra de ordem.
Quanto ao Blog do Bollog, não se preocupe, aqui você tem liberdade para ir e vir.
Grande abraço, meu irmão.
Geralmente traçamos nossos planos para o futuro: quando formar, casar ou aposentar. Esquecemos de viver plenamente cada dia e cada hora presente. Há também quem vive de lembranças: ex-namorado, ex-mulher e ex-patrão. Nesses casos, é o passado engessando o presente e destruindo o futuro. A vida é curta, devemos curti-la.
mano … é isso ai… quem vive respirando poluição e escapa de ser atropelado pelo tempo sabe q essa maluquice todo o dia estressa cara… e acaba enlouquecendo mesmo.
é muita doidera brother … vc sai na madruga pra voltar tarde da noite… tudo pra livrar o pão da molecada.
tá todo mundo a ponto de explodir… todos vivendo no limite….
ninguem nem percebe a luz acesa…e não é laranja não… é luz vermelha mesmo…
não é só nó de gravata e sapato q aperta… é aperto pra todo lado… tambem de salario q tem q espremer pra molhar as contas.
num dá nem pra respirar nem ver o sol…
Tião
Tem coisa melhor que ficar conversando “cargas d’águas” com os amigos em noites de lua, curtir uma música ao vivo nas sextas feiras, tomar banho de mar aos domingos e se fazer presente nos aniversários dos sobrinhos e afilhados. As vezes, colocamos dentro de uma térmica uma dúzia de cerveja, dois quilos de bisteca e um refrigerante grande, tudo coberto com gelo. Na mala levamos um pacote de carvão e seguimos para visitar, de surpresa, alguns amigos. Sempre nos surpreendemos com o efeito dessas aventuras, pois nos enchemos de felicidade em proporcionar um dia agradável para todos. Pequenos gestos, relativamente baratos, que promovem uma maior integração de nossas amizades.
Parabéns pelos belos textos e fotos no seu blog “ Digno de um almoço no “DOM QUIXOTE” ou na pizzaria “ ARMAZÉM “
Sem comentários as fotos que vi de Nova York… muito boas…
Abraço Mario Carlos.
Mário, o Dom Quixote (em Caraguá) merece um repeteco. O lugar é fino e de muito bom gosto. O Armazém é a melhor pedida em São José dos Campos para pizza, sem dúvidas, de preferência para comer as deliciosas opções no mezanino, lugar mais aprazível e de belo visual. Dali se vê as velhas garrafas de vinhos e os vasilhames dos bons azeites (todos de baixa acidez) que já foram utilizados pelos clientes da casa e que agora fazem parte da decoração.
Parabéns pelas escolhas, logo estaremos retornando em família, mais uma vez.
E obrigado pelos elogios para o texto e foto.
Vivemos correndo o tempo todo e nem sabemos o porquê.
Estamos cada vez mais ansiosos e sem tempo para nada e esquecemos que a vida passa e cada segundo vivido é muito importante.
Viva a vida sem pensar no amanhã, como se hoje fosse o último dia, relaxe, sinta a natureza, valorize a família e amigos, cuide da saúde, pense em você.
Parece tão difícil fazer tudo isso, lemos tantas coisas relacionadas ao nosso bem-estar, mas, na hora de pôr em prática, tudo parece em vão.
Pare, pense, relaxe! Você é a pessoa mais importante do mundo!