Jingles

VIAGEM NO TEMPO

O Jingle é uma das partes essenciais daquilo que se quer reportar na mensagem comercial, uma espécie de refrão simples e de curta duração. Tem como objetivo principal de fazer a propaganda ser lembrada com maior facilidade pelo público alvo. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa.

Com clara distinção de Vinheta, que é uma peça musical utilizada pelas emissoras de rádio ou TV para identificar normalmente uma novela ou o própria canal de televisão, que tem como característica ser falada ou cantada.

Um jingle é um slogan que fica registrado na memória do povo, feito de forma melódica e cativante. Veicula por meio de rádio e nos comerciais da TV. Não é à toa que as pessoas não se esqueçam dos jingles que foram transmitidos há décadas.

Os americanos lançaram o primeiro jingle em 1926 para comercializar um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal era: “Para um café da manhã de campeões”. A década de 1950, foi próspera para o jingle na América, pois era o auge da economia dos EUA. Para todos os itens de consumo diário, eles criavam o jingle mais apropriado, desde os comestíveis aos produtos de limpeza, de higiene pessoal e até carros.

Este vídeo foi postado para homenagear os principais jingles veiculados no Brasil, nas décadas passadas.

Tenho certeza que muitos irão se recordar de cada um deles.

E para aqueles que não viveram essa época de ouro, será muito interessantes ver a evolução da propaganda e dos produtos anunciados.

Atualmente no Brasil, temos setores especializados na criação dos jingles. Eles se destinam a políticos em suas campanhas, festas tradicionais e eventuais ou mesmo para datas comemorativas, lojas, supermercados, redes de lojas e shopping center.

É interessante ressaltar que o springle surgiu há pouco tempo no meio publicitário. Ele nada mais é do que a junção do “spot” com o jingle. A novidade é composta de partes cantadas e faladas.

Se você gostou do post, deixe um COMENTÁRIO!

Clique aqui:  https://bollog.wordpress.com/2012/03/11/jingles/#comments

Anúncios