Dia da Mentira
PRIMEIRO DE ABRIL – DIA DA MENTIRA
Você vai achar muitas explicações sobre a origem do Dia da Mentira, mas talvez não encontre esta que considero a mais embasada de todas elas.
Esta espécie de gozação ou brincadeira começou no final do século XV. Naquela época, o Ano Novo era iniciado depois do fim do inverno, com o início da estação das flores na Europa, isto é, no começo da última semana de março. E como as festas duravam uma semana, 1 de abril era o auge da comemoração, dia em que as pessoas mais se divertiam e trocavam presentes.
Quando foi decretada a adoção do calendário gregoriano, o rei da França, Carlos IX, determinou que o início de cada ano seria dia 1 de janeiro. Como os franceses são conhecidos por sua irreverência, muitos deles não acataram de imediato a ordem do rei, e continuaram com o calendário antigo.
Aqueles que queriam ridicularizar os que relutavam na tradição enviavam presentes bem estranhos e convites para festas imaginárias.Tais brincadeiras ficaram conhecidas como “Plaisanteries”.
Nos países de língua inglesa, o dia da mentira é conhecido como “April Fool’s Day“, que quer dizer “Dia dos Tolos de Abril”. Já ná Itália se comemora como “Pesce d’Aprile” e na França se chama “Poisson d’Avril”, que significam “peixe de abril”.
Esta tradição também chegou ao Brasil da seguinte forma. No dia 1 de abril de 1848, foi lançado o periódico com o nome “A Mentira”. Na manchete da primeira edição, o jornal estampou a morte de Dom Pedro, o que foi desmentido no dia seguinte. O interessante é que o noticiário jornalístico teve vida curta, exatamente um ano. A última capa trazia uma convocatória marcando uma reunião, em lugar inexistente, onde todos os credores e devedores fariam um acerto de contas.
Se você gostou do texto, deixe seu COMENTÁRIO!
Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2012/04/01/dia-da-mentira/#comments
Pena que o Jornal “A Mentira” teve vida curta, pois, com tantos escândalos e coisas absurdas que acontecem na vida pública brasileira, o noticiário teria muito o que reportar e fazer gozações com muitas figuras ilustres.
Posso imaginar o que eles aprontaram em apenas duas ediçoes e as dores de cabeça que causaram pra muita gente.
Pelinca, tinha mais de cinquenta anos e gostava de brincar. Contava piadas e fazia chafurdo com tudo. Certo dia, final do estadual de futebol, reunimos, em comunidade, para assistir a final na televisão. Montamos a festa com televisor de 29 polegadas e muita cerveja. Decoramos a casa do evento e pedimos a Dinúcio para ir comprar os fogos de artifício em um bairro comercial. O locutor já dava a escalação quando chegou Pelinca.
– Dinúcio foi preso.
Como, por quê? Foi dito em coro.
– Não sei! Só sei que ele vinha com uma caixa embrulhada, tava discutindo com o motorista do ônibus, quando ia passando uma viatura, o motorista fez sinal e levaram o Dinúcio. Resumiu Pelinca.
Fomos todos socorrer nosso amigo e em cinco carros saímos de delegacia em delegacia procurando-o. Na época não havia celular e a comunicação era via telefone fixo ou orelhão. Duas horas depois, alguém lembrou de ligar e veio a confirmação da presença de Dunúcio em casa e que havíamos sido enganados por Pelinca.
Na alegria da torcida, no empenho em organizar o evento e no desespero da notícia de que nosso amigo estava preso, não nos demos conta que era 1º de abril.
Enquanto procurávamos prestar socorro, Pelinca e Dinúcio assistiam ao jogo que já havia acabado quando chegamos.
Rimos muito da pegadinha e comemoramos a vitória de nosso time do coração.
Que interessante essa explicação sobre o Dia da Mentira!
Lembro que quando eu era pequena as pessoas (de todas as idades…) brincavam mais nesse dia e minhas irmãs me alertavam a ficar “esperta” com as pegadinhas . Um dia, porém, quem quis me “testar” foi minha irmã mais velha, que “saiu” com a bomba: – Gi, a Dona Yolanda (minha idolatrada professora do 1º.ano…) reclamou que você está muito bagunceira… – Meu Deus! Aquilo foi demais para mim: fiquei tão desesperada que ela não sabia mais como me fazer acreditar que era mentira (de verdade!).
Será que quando Orson Welles transmitiu ao vivo, via rádio, que a Terra estava sendo invadida por extraterrestres era 1º. de abril?
Você falou dos franceses e acho que é por isso que algumas comédias francesas são tão boas (como a “Dupla confusão”, com Gerard Depardieu e Jean Reno). Acho que eles continuam “no clima”…
Por falar em comédia, que gracinha as piadas do Bollog. Como é bom rir! (que remédio delicioso…)
Agora mentira, na vida real, só funciona de “brincadeirinha”. Ela faz muito mal à saúde do nosso coração e dos nossos relacionamentos!
Obrigada, Cavalcanti.
De verdade: seu Blog é uma alegria!
As mentiras mais comuns:
-Puxa, como você emagreceu!
-Pague a minha parte que depois eu acerto contigo
-Você foi a melhor mulher que eu já tive
-Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando
-Oro por você todos os dias!
Frases relacionadas com a mentira:
“A mentira tem pernas curtas”
“A mentira é uma bola de neve: quanto mais rola, mais engrossa”
“É mais fácil pegar um mentiroso que um coxo”
‘
” A mentira não tem pés, mas anda veloz”
“Quanto mais longa é a explicação, maior é a mentira”
“A mentira é uma verdade que deixou de acontecer”
Salve o dia da mentira!
Há pouco tempo tomei conhecimento que os dias tinham menos horas e causa estranhamento saber que o ano iniciava após o inverno, isto é, no início de abril, quando o tempo começa a esquentar na Europa.
Dizem até que a partir daí, começava-se a tomada dos banhos e, com todo mundo lavadinho, era hora de marcar casamento. Como o mês de maio estava bem mais quente, ficou conhecido como o mês dos casórios.
A mudança do calendário e não aceitação pelos franceses mais apegados à tradição resultou nas pegadinhas do primeiro de abril.
O Blog do Bollog também é cultura, muito bom!
André
Muito esclarecedor e interessante.
Primeiro de abril não é dia de tomar café com pão de queijo. Ahhhhhhhhhh…que crueldade com o casal 20!
Sabendo que sou desligada com datas, nas primeiras horas da manhã desse dia, minha mãe dizia: – Hoje é dia da mentira, cuidado para não pegarem você. O alerta servia para ficar atenta as pegadinhas que sempre tentavam aplicar em mim. O gostoso é saber que esse dia é mais dedicado ao riso, pois essas pegadinhas divertem e alegram coletivamente.
Outra coisa curiosa é que em 1957, no dia 1° de Abril, a rede de TV Inglesa BBC noticiou a descoberta de uma árvore de espaguete no mundo e muitas pessoas mesmo pegaram mudas para plantar em suas casas. Depois foi falado em rede ao vivo que foi uma mentira! Muitos haviam acreditado. Mas, sempre faço uma pegadinha no dia 1º de Abril com alguém, pena que esse ano caiu num domingo e terminei esquecendo, que raiva!
Assim como a Gisele falou da grande mentira inventada por Orson Welles, alguns jornais famosos conseguiram enganar também seus leitores. Vejam estas que achei navegando pela rede:
“O The Guardian enganou todos os seus leitores com uma matéria de 7 páginas sobre um arquipélago no oceano Índico chamado San Serriffe. Na revista, eles exaltaram a geografia, a história e até a cultura dos habitantes dessa ilha paradisíaca. O pior é que empresas como a Kodak e o Texaco entraram na pegadinha anunciando sorteios entre seus clientes para a melhor praia da região, chamada de Cocobanana. O único problema é que San Serriffe sequer existe!
Você deve achar que os fatos noticiados pela BBC perderiam toda sua credibilidade depois da plantação de espaguete, mas não! No 1º de abril de 1980, a BBC noticiou que o Big Ben, aquela famosa torre com um relógio lá em Londres se modernizaria, e o seu relógio passaria a ser digital! Mas não foi só, a filial japonesa do canal ainda foi mais além e disse que os 4 primeiros telespectadores que ligassem poderiam ganhar uma versão de pulso do novo Big Ben! Mentira das boas!”
Demais, né? Beijos.
Samara
Um pescador estava dizendo que quando chegou na Praia de Copacabana não havia ainda o calçadão. Um outro falou que não tinha prédio e a estrada era de areia. O terceiro para não ficar por baixo disse: quando cheguei aqui não existia nem esse mar. Acho que todo mundo gosta de ouvir estórias de pescador e suas mentiras exageradas. É tudo muito divertido.
Existe em minha comunidade o Bar do Mentiroso e, para frequentar o local, só contando uma boa mentira. Um desses clientes contou que estava cavando um buraco, para o plantio de uma árvore, quando encontrou uma “botija”. Disse que era muito antiga e dentro do pequeno baú tinha um bilhete: vá trabalhar. Para comprovar, ele trouxe o baú de madeira, desses que vende em loja de artesanato, e o bilhete escrito com esferográfica. Muita cara de pau.
E tem histórias nessa vida…
Pensei que fosse algo derivado aqui mesmo … e não uma idéia advinda de alhures algures…
Interessante e curiosa!! Mas … e o nariz do Pinochio cresceu mesmo depois de falar mentiras ???
Os dos políticos tbm crescerão ?? Certo ?
Kikikiki ….. abçs Amigooo.
Aqui no Brasil primeiro de abril é todo dia onde eles, políticos, padres, pastores, governantes, juízes, advogados, médicos, professores, alunos,
pais, mães, filhos, empregados, patrões e todos nós mentimos para nos livrar de alguma coisa que não queremos que apareça de imediato e não se revele eternamente.
O ser humano de hoje mente sim e muito!!!
Zeca,
Grande Zeca, obrigada por mais esta aula de conhecimento. Em relação ao 1º de abril, concordo com Eduardo Lucas e com o Millôr Fernandes, quando diz em seu
[POEMEU EFEMÉRICO]
Viva o Brasil
Onde o ano inteiro
É primeiro de abril.
Lena
Hoje no dia da mentira encontrei na net esta brincadeira e achei criativa.
“O restauranteTableau, no bairro do Soho, em Londres, brinca com o dia 1º de abril mostrando um iPad 2 como substituto de um prato. Em descrição no site do restaurante, o local inova por apresentar novo tablet da Apple para servir a comida aos fregueses sofisticados. Uma busca no Google mostra até o endereço do local, que nada mais é do que uma brincadeira no dia da mentira. Há até uma suposta frase de Steve Jobs que elogia o lugar.”
Lembro de uma vez no trabalho em que um colega resolveu colocar o convite de casamento dele no quadro de avisos e foi o maior comentário do dia porque ele nunca demostrou intenção em se casar, todos ficamos surpresos e no final do dia descobrimos que era uma brincadeira de primeiro de abril. Achei a ideia bem criativa mesmo porque ele elaborou um convite que parecia real.
Vamos comemorar esta data com brincadeiras saudáveis.