Livro
SEGREDO DOS LIVROS
Aproveitando-se de uma ausência dos pais, Sara e Gabriel começam a falar a respeito do querido avô que haviam perdido há pouco, por estar já bem velhinho.
Sara, de dezesseis anos, disse para o Gabriel, de doze:
Você sabia que o vovô sempre deixava algum dinheiro escondido nos livros de sua biblioteca para que eu procurasse?
– Ué, e por que ele já não dava diretamente na sua mão?
– Se liga, Biel, ele queria que eu pegasse o bichinho dos livros, assim, como ele amava cada um daqueles exemplares raros de sua coleção, eu também passaria a ter o mesmo gosto dele. A condição era a de não derrubar ou danificar as páginas.
– Eu não sabia que livros tinham bichinhos, mas achar a grana parecia moleza, não?
– Não era tão simples assim. A página que tava a nota deveria ser lida e decorada, e algo dela eu tinha de guardar para as perguntinhas que ele sempre fazia.
– Ah, agora entendi essa sua mania de ler tudo e ter mil histórias na cabeça… Vive por aí no mundo da lua, e os olhos presos nos cartazes e propagandas. E eu que achava que era por causa da sopa de letrinhas que você tomava.
– Mas… Sara, pensando bem, será que não tem mais grana por aí?
– Biel, o pior é que ele deixou muito dinheiro num pequeno baú para quem descobrir o enigma que eu encontrei num livro antigo, chamado Atlântida – Diálogos de Platão.
– Plá o quê? Esse cara não tinha um nominho mais bonito, não?
– Mostre-me logo esse enigma, Sara!
Enquanto tentava entender o enigma, Gabriel tropeça num dos livros.
– Biel, cuidado com os livros do vovô, são todos raros e alguns estão há muitos e muitos anos na nossa família. Não sei se você sabe, os nossos antepassados pertecem a uma ordem de escribas da idade média.
– Escriba, o que é um escriba?
– Os escribas eram homens de classe nobre, encarregados de escrever nos papiros ou papéis tudo aquilo que era transmitido por quem tinha o saber ou tratavam de copiar quando havia a necessidade da distribuição para mais de uma pessoa ou autoridade.
– Na religião judaica, por exemplo, os escribas tinham papel destacado na sociedade ou ao lado do sumo sacerdote. Eles se encarregavam dos escritos da bíblia por meio de pergaminhos, usando a tinta para desenhar letra por letra, com bico de pena.
– Sara, você poderia traduzir pra mim a palavra per-ga-mi-nho?
– Claro, é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada especialmente para nela se escrever.
– Você não sabia, Biel, que o livro, além do conhecimento, ele traz também mensagens subliminares.
– O que é isso?
– São textos dentro de outros textos ou uma mensagem dentro da outra mensagem. É como um bolo com várias camadas e a cobertura de chocolate. A mensagem principal que se quer passar é apenas uma das camadas, normalmente a mais interna.
– Puxa, quanto mistério!
– Bem, vamos ao que interessa, Biel.
– Sim, vamos tentar desvendar estas curvas formadas pela letra “u”.
– Puxa, Pedro Bó, não é que você me fez acordar depois de tanto tempo matutando sobre este papel!
– Como assim, Cara-pálida?
– Você, sem querer, iluminou o caminho de “us”. PER feito de US, então: PER+FEITO+DE+US, isto é, PERFEITO DEUS ou Deus é perfeito. Esta é a dica. O mapa do tesouro está dentro do livro sagrado! Sara falava eufórica cada palavra, com uma alegria indizível por ter encontrado a resposta que ela tanto esperava.
– Viu, resolvi tudo pra você! Disse Gabriel, tentando ser engraçado.
– Qual é, ô sabe-tudo, ainda temos um problema a resolver. O vovô não tinha uma só bíblia. Temos aqui uma cópia autêntica da septuaginta, que é a tradução das escrituras do hebraico para o grego, também o livro da lei, ou a Torá, também existe aqui uma versão da Vulgata, uma edição antiga da bíblia do King James, uma bíblia de estudo do Scofield e ele nos deixou também a versão bíblica traduzida pelo português João Ferreira de Almeida. Mas, de todas elas, a que ele mais gostava é a bíblia de Gutenberg, um exemplar raro da primeira edição.
– Caramba, estou tonto com tanto nome, mas o que é a Torá e quem foi esse Gutenberg?
– Ele era alemão e criou uma prensa de tipos móveis para editar a bíblia. A ideia dele era que todos tivessem acesso a palavra de Deus, até então restrita ao clero.
– Torá é o livro sagrado dos judeus. Nele decodificaram previsões para os principais acontecimentos futuros, por meio do Código da Bíblia. Este livro tem muita importância para o Judaísmo, assim como o Alcorão é vital para o Islamismo.
– E quando a bíblia chegou ao povo, Sara?
– Biel, só para você ter uma ideia, quando o Brasil foi descoberto, a bíblia de Gutenberg já tinha 50 anos!
Enquanto falava, Sara empurrava a comprida escada pelos trilhos da bibioteca, até chegar diante da prateleira onde estava um dos livros mais pesados da estante.
Subiu degrau por degrau até se acercar do grande e volumoso livro de um marrom desbotado, que estava deitado na terceira fila, lugar que ninguém mexia. Na capa, havia adornos metálicos, com a estrela de Davi no centro. Sem descer, abriu ali a pesada capa e deu de cara com a primeira frase: “In principio creavit Deus caelum et terram” (No princípio criou Deus os céus e a terra).
Contendo o anseio de ler aquilo que não entendia, pois estava tudo em Latim, Sara começou a folhear as muitas páginas até dar de cara com uma folha solta.
– Achei! Gritou de tanta felicidade que quase caiu lá de cima.
– O que você vê aí, Sara?
– Apenas uma frase: “Um tesouro não subsiste sem a verdade!”.
– O que quer dizer isso, Sara?
– Calma, estou pensando…
– Existir sob, em baixo ou debaixo? Já sei! A Bíblia é a Verdade, e o tesouro está sob! É isso!
Imediatamente, Sara usou toda sua força para empurrar o tomo um pouquinho mais adiante e percebeu que debaixo do grande livro havia uma tampa falsa.
Afastou outros livros para ganhar espaço e conseguiu, com o auxilio de um grampo de cabelo, abrir a portinhola que se encaixava no vão perfeitamente.
– Caramba!
– O que você achou, Sara?
– Um livro tão antigo que poderia ter estado na Biblioteca de Alexandria. É uma coletânea em sânscrito, segundo a nota explicativa, chamado Vedas, com hinos, cânticos e mantras! Você não tem ideia do valor que esta raridade tem.
– Sara, sinto muito, mas para mim é tudo papel velho, cheirando a mofo e cheio de ácaros.
– Não diga isso, espertinho!
– Sara, eu queria mesmo era achar dindim para comprar pipoca e sorvete, mas, pelo visto, a gente deu com os burros n’água, né?
– Biel, você não se deu conta da riqueza encerrada aqui dentro!
– Sara, pra acabar esse papo cabeça, com a invenção de Gutenberg, nossos familiares passaram a viver de quê?
– Alguns não souberam lidar com a mudança, mas a maioria passou a trabalhar na editoração e venda de livros, também como livreiros e com livrarias. A coisa deixou de ser uma arte e passou para o lado comercial, uma questão de números. Mas isso tudo foi bom para o povo.
– Por quê?
– É que isso barateou o livro, tornando-o disponível a todos. Os grande escritores e poetas passaram a ser lidos por todas as classes sociais, tais como William Shakespeare, Cervantes, Machado de Assis, Camões, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Sócrates, Platão, Aristóteles, as novas ideias de Sigmund Freud, os avanços científicos e as notícias que passaram a chegar facilmente a todas as casas, por meio de jornais e revistas.
– Puxa, você tem razão, Sara, a ideia de Gutenberg é pop!
– Sara, e essas raridades que você tanto fala vão ficar aqui dentro só para nós ou vamos emprestar pra todo mundo?
– Nosso pai tem um projeto para disponibilizar tudo eletronicamente.
– Como assim?
– Com o papel cada vez mais escasso, a informática há muito tempo é a solução para viabilizar o acesso ao conhecimento de forma prática e muito mais barata, evitando o desmatamento, com a consequente extinção das florestas, preservando o meio ambiente.
– Hoje já temos o e-book, isto é, o livro eletrônico, que não carece mais do suporte tradicional, estão disponíveis em computadores pessoais, palm, tablets, etc. Futuramente o papel irá sumir, e os escritores contarão suas histórias somente no formato on-line ou a viva voz, como antigamente.
– Puxa, isso é muito legal! E a ideia de Gutenberg continua valendo, não é Sara?
Se você gostou da história, deixe seu COMENTÁRIO!
Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2012/04/22/livro/#comments
De acordo com a definição do dicionário, o livro nada mais é que um conjunto de folhas impressas ou manuscritas reunidas num só volume, às vezes com conteúdo didático, obra científica ou literária, mas ele é muito mais que isso.
Ele ultrapassa fronteiras, agindo na própria consciência do homem e no imaginário infantil.
A importância dele está diretamente vinculada com a própria evolução da humanidade.
A leitura de um livro promove o despertar da mente e o seu iluminar, além de conceder viagens indescritíveis, que nem o tempo é capaz de apagar.
Tenho um prazer especial em falar de livros, pois nos remete a escritos e leitura. Faz doze anos que estou nesse mundo de escritos e vinte e cinco no da leitura. Leio, pelo menos, um livro por mês e escrevo uma página por dia. Para mim é como um vício em que quando pego um livro logo me vem querer saber o seu conteúdo. Depois de ter iniciado a escrever, comecei a enxergar o livro de outra forma e, além do conteúdo, vejo a técnica de escrita, que é forma de envolvimento do autor com o leitor. Nessa sinergia literária, valorizo cada vez mais a arte da escrita. Livro é uma porta para o algo mais. Viva a leitura! Viva o dia do livro!
Fico pensando no trabalho imenso das pessoas que compilavam textos na antiguidade. Quanto amor envolvia a transmissão do precioso conteúdo que possuíam, pois isso representava um projeto único de vida. Como nossa história foi “juntando pecinhas” graças a esse trabalho incansável! Sempre gostei de Arqueologia e de História e fico imaginando o quanto representou (e representa) cada sítio arqueológico descoberto, cada hieróglifo decifrado… Como é lindo, emocionante e importante, cada um deles! (como os Manuscritos do Mar Morto).
Hoje (com exceção, infelizmente, dos lugares de extrema pobreza ou de muita tirania política) conseguimos o número de exemplares que quisermos, temos quantas cópias de um texto forem necessárias, acessamos rapidamente à Internet, mas faltam leitores ávidos e apaixonados.Que contraste!
Segredo dos livros… Que história deliciosa de ler!
Um avô amoroso, disposto a deixar uma marquinha tão especial (e que dura para sempre).
Uma netinha que aprendeu a lição tão bem que já está ocupando o lugar do mestre.
E, em uma lição de História, tivemos uma história linda de como o que se planta hoje vai dar frutos, lá na frente. Mesmo se a gente não estiver mais aqui para ver…
De onde vem os sonhos? Dos livros
E de onde vem os livros? Dos sonhos…
Parabéns Bollog! Li e reli!
Obrigada!
Que história linda, tocante e emocionante. Confesso que já li três vezes e adorei.
Como seria interessante se os pais de hoje tivessem a mesma ideia brilhante do avô de Sara e articulassem algo para que seus filhos se envolvessem na leitura e amassem ler cada vez mais.
Nos tempos atuais, com o acesso fácil à TV, Internet, jogos eletrônicos e muitas tecnologias, que entram cada vez mais nos lares, as crianças infelizmente estão se distanciando dessa riqueza sem preço, a leitura.
Amanhã, dia do livro, seria tão importante que a mídia aproveitasse essa comemoração para incentivar esse prazer, quem sabe usando o recurso do avô de Sara.
Parabéns ao blog, por ajudar na conscientização da importância dessa poderosa ferramenta que muito nos ensina e acrescenta.
Viva o livro! Viva a Cultura!
Um segredo para dormir bem é sempre ler algo agradável antes de deitarmos, pois ajuda a enriquecer o sono. O bom é separarmos algumas ou até mesmo uma única hora do dia, num bom lugar, para lermos alguma coisa, ao invés de ficarmos vagando por aí sem fazer nada de útil. Conseguir ler um livro, mensalmente, já é um bom passo.
Parabéns por mais uma bela história.
Pai a história é realmente interessante, o livro mais vendido no mundo é a bíblia porém o menos lido! infelizmente! vamos com textos assim, o qual vc fez, incentivar a leitura de bons livros e principalmente do livro que traz o maior conhecimento que podemos ter p viver bem, a bíblia. amei viva a leitura.Estou praticando….
pai a sara adorou historinha da quika… bjs
Iniciativas como estas ajudam a aproximar mais pessoas do livro, despertando o gosto pela leitura:
“A Fundação Volkswagen comemora o “Dia Mundial do Livro”, instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a cultura) em 23 de abril, com a doação de mais 3 mil livros aos 59 municípios que iniciaram o projeto Entre na Roda, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura na comunidade e na sala de aula. Essas obras serão entregues ainda no primeiro semestre de 2012 e se somam aos mais de 250 mil livros que já foram distribuídos pela Fundação Volkswagen em oito anos de atuação do projeto. Responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, a Fundação Volkswagen tem promovido o incentivo à leitura em mais de 1.000 instituições em todo o País, entre escolas, bibliotecas e secretarias de educação, além de realizar ações do tipo em suas fábricas brasileiras.”
Bom seria que mais empresas brasileiras fizessem o mesmo.
Sua história é também digna de louvor, parabéns!
Bom Zeca como já estamos entrando na comemoração do dia de São Jorge, salve!
Lendo essa história fiz uma retrospectiva aos livros de minha infância, que não era nada interativo e tinha poucas figuras. Terminava sempre lendo livros de gente grande, os de papai, principalmente. Lembrei ainda que recentemente fui comprar um livro infantil para dar de presente e escolhi entre tantos livros belíssimos, um que falava sobre uma menina que amolecia os dentes para poder arrancar. Quando me encaminhava para fazer o papel de presente, vi quando a moça trocou-o por outro exemplar, não sem antes me pedir permissão e fiquei sem entender. Depois vi que o exemplar trocado tinha pendurado no livro uma caixinha com um formato de um dente pregado em seu interior, lindo!
Neste data tão importante, te desejo um dia muito especial, com amor, saúde e muitas felicidades.
A vida é para ser uma comemoração, por isso festeje, cante, dance, ria e viva cada momento fazendo conque ele seja único e especial.
Você é uma pessoa muito especial e agradeço a Deus por ter me dado a honra de te ter ao meu lado.
Te amo muito.
Feliz Aniversário! Parabéns!
Beijos de quem te ama muito.
Tita
Zeca… não podia deixa de comentar, sobre este dia tão especial o dia de São Jorge, o dia do Livro e o seu dia mais que especial. Adorei a Historia, Segredo dos Livros. Mas sabendo que os taurinos são muitos romanticos resolve falar. Um livro e uma rosa com Amor
O dia de São Jorge é o dia dos apaixonados, os casais se dão de presente uma rosa e um livro. Os homens uma rosa para suas mulheres ou namoradas e elas um livro, de acordo com a tradição popular sobre a lenda de São Jorge e o Dragão. Neste mesmo dia se comemora o Dia Mundial do Livro e o Direito do Autor ao redor do mundo. A Lenda popular catalã de São Jorge e o Dragão, conta que em Montblanc na Conca de Barberá, província de Tarragona(Catalunha), havia um terrível dragão que atacava o reino, matando o povo e devorando o gado. Para evitar
mais prejuízos decidiu-se que todo o dia se ia entregar uma pessoa para o dragão, como um sacrifício para ser devorada. A desgraça caiu um dia sobre a filha do rei, que teria morrido nas garras do dragão se não tivesse chegado um lindo cavalheiro chamado Sant Jordi (São Jorge), que desafiou o dragão e a resgatou. Ele matou a besta com sua espada atravessando o coração e o sangue que fluiu tornou-se uma linda rosa vermelha, símbolo da paixão. O dia de São Jorge tem um aspecto reinvindicatico na cultura Catalã e muitas varandas penduram a bandeira autonômica. Em toda Catalunha se montam barracas que vendem rosas e livros, as Ramblas (Barcelona) é a mais concorrida. Nas ultimas décadas se promove a venda dos livros com a dedicatória dos autores com um desconto no preço. Dia 23 de Abril é oficialmente o dia do Livro, data que morreu Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Realizam-se atividades nas Bibliotecas, shows nas ruas e a Prefeitura de Barcelona e os Palácios estão abertos ao Público. Existem varias versões desta lenda Catalã, mas esta é a que mais me apaixona, misturando o amor com a cultura.
E Viva são Jorge!!!
.
Edna barros
O Dia Mundial do Livro foi instituído em 1995 pela Unesco. A data escolhida teve em conta ser o dia da morte de Miguel Cervantes em 1616, o dia do nascimento de Nabokov em 1899 e também o dia do nascimento e morte de Shakespeare, cuja identidade ainda permanece em mistério.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.
No Porto, por iniciativa da Câmara Municipal, estarão nas carruagens do metro grandes livros de notas onde quem quiser colocará o que pensa e o que sente deixando o livro para que outros façam o mesmo.
A livraria Bertrand também vai assinalar o Dia Mundial do Livro e, em Lisboa, escritores portugueses, entre os quais Daniel Sampaio, Isabel Alçada, Leonor Xavier, Inês Pedrosa, Isabel Zambujal e João Tordo, vão ser livreiros e aconselhar literatura junto dos visitantes.
Em Sintra vai decorrer o programa “Sintra Para Ler” que inclui recitais de leitura, poemas, flash mob, exposições, dramatizações, contadores de histórias, livros digitais.
No Algarve, concretamente em Loulé, realiza-se na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen o espetáculo “Três Contos”, pela companhia Ao Luar Teatro.
Livro um grande companheiro que nos erquiquece de cultura e coisas muito interessantes……
Tenho vários livros que você me deu e estão em meu arquivo pois sempre vacabo lendo mais de uma vez !
Leitura sempre muito bom !!!!!
saudações
Mario Carlos Fernandez.
Madri, 19 abr (EFE).- O Instituto Cervantes celebrará o Dia Internacional do Livro na próxima segunda-feira, 23 de abril, em sua sede central e nos 77 centros espalhados pelo mundo com várias atividades, como conferências, leituras e concursos.
Na sede central do Instituto Cervantes em Madri e em Alcalá de Henares será feita uma homenagem a Nicanor Parra, poeta chileno que receberá o Prêmio Cervantes este ano. Na terça-feira, seu neto, Critóbal Ugarte, entregará uma doação em nome de seu avô.
O diretor do Instituto, Víctor García de la Concha, será um dos primeiros encarregados de começar a leitura do Quixote no Círculo de Belas Artes de Madri a partir das 18 horas da segunda-feira. Além disso, várias sedes centrais participarão da atividade tradicional de ler o romance de Cervantes por videoconferência ou conexão telefônica, que chegou a sua 14ª edição.
No Cervantes de Brasília, haverá uma adaptação teatral do livro de Miguel Delibes ‘Cinco horas com Mario’, com a atriz Victoria Peña, e as escritoras Elvira Navarro e Mercedes Cebrián debaterão sobre a inter-relação entre narrador e leitor.
Em Londres, o escritor argentino Andrés Neuman apresentará a versão em inglês de um de seus romances mais reconhecidos, ‘O viajante do século’, que conquistou o Prêmio Alfaguara em 2009.
Em Xangai terá uma apresentação de um conjunto de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Valladolid, e a bailarina profissional Jessie Wang dirigirá oficinas de flamengo.
Neste sábado, 21 de abril, o peruano Fernando Iwasaki estará presente na sede do Instituto Cervantes em Tóquio para falar sobre ‘Objetos funerários'(2004), um conjunto de 89 microrrelatos com um cenário comum: o terror. Além disso, o escritor venezuelano Ednodio Quintero fará parte da mesa redonda.
Além disso, nos 77 centros pertencentes ao Instituto Cervantes também serão desenvolvidas diversas atividades durante o dia 23 de abril, com a programação completa.
Me lembra o institudo Cervantes em São Paulo aonde estivemos juntos.
E a bela livraria Cultural no shoping Villa Lobos muito boa !
Saudaçoes e Parabéns pela data de hoje !
Mario Carlos Fernandez.
Links Patrocinados
Cal…
Antes de falar sobre o conto Segredo dos Livros, deixe parabenizá-lo por mais este aniversário.
Fazer aniversário é tão bom, tão gostoso, quanto ler um bom livro. Parabéns e que Deus continue lhe dando muita saúde e cada dia mais ideias para novos contos. Felicidades!
O conto é uma gracinha. A Sara me lembrou Indiana Jones nas suas descobertas arqueológicas.
Temos que incentivar nossos filhos a gostarem de ler. É muito gratificante mergulhar numa história contada num livro.
A Bíblia é um deles, mas com certeza é o mais importante de todos e é o único onde o Autor, o Espírito Santo de Deus, permanece conosco em nossa leitura, nos revelando os mistérios, nos ensinando, nos esclarecendo as dúvidas, nos fortalecendo, enquanto lemos.
Felicidades Cal em seu dia!!!!
Um abraço.
Denise
Cal
Fiz um comentário sobre o Segredo dos Livros, mas como aparentemente não entrou no Blog, quero reforçar minhas felicitações pelo seu aniversário.
Parabéns e que Deus lhe dê a cada ano mais saúde e boas ideias para novos contos.
Um abraço.
Denise
Quando me oferecem algo que não conheço,sem cerimônia provo. Acho que isso é herança de meu pai que fazia questão de trazer frutos e outros alimentos que fugiam do tradicional só para que os filhos experimentassem. Assim foi com meu primeiro livro recomendado, não os da escola. O livro de Adelaide Carraro, foi o começo de minha aventura, espontânea, no mundo da leitura. Desde essa época, 1980, por problemas com alergia, lia esporadicamente um livro, contudo em 1987, resolvido a alergia, passei a ler um livro mensal. Fizemos até um banco de livros na comunidade e cada amigo que depositava um exemplar podia levar outro para casa. Certa vez encontrei dentro de um desses livros um bilhete amoroso e quando fomos devolver para dona da bela mensagem de amor, fomos surpreendidos com os agradecimentos: ” Meus filhos, vocês resgataram um tesouro perdido.” A mãe de um dos nossos amigos estava emocionada de felicidade com o agradável achado. Acho que era assim que o avô de Sara via sua biblioteca: um verdadeiro tesouro.
Amo a Kika! Cada dia tenho aproximado mais ainda dos livros e amando ler filosofia. Como é contagiante e mudamos pensamentos. Até arrepiei quando li o nome do meu mais novo amigo Ari e Freud…kkk… dois dias no ar lendo e registrando as ideias que os autores nos propõe. Já sinto mudanças em mim. Mas que eu canalize sempre para ter cada dia mais sensibilidade na alma e humildade sem corromper-me.
Meu querido amigo Cavalcanti! Que gostosa leitura. Que convidativa, que envolvente do começo ao fim.
Não tenho dúvidas isto é “DOM”!
Meu coração encheu de alegria ao desenrolar da leitura. Parabéns em dobro. Aos seus escritos e ao seu dia. “Feliz Aniversário”
Sua família tem um diferencial estampado nas pequenas linhas que me permitem ler.
Tenho a honra de participar de um pedacinho deste mundo mágico que você compartilha tão sabiamente e generosamente.
O carinho você já sabe. És membro familiar sem sombra de dúvida.
Desejo no dia de hoje apenas o lembrete do “carinho” que és capaz de provocar e retirar de nós para ti.
Digo lembrete porque são nas comemorações de aniversário que muitos de nós conseguimos expressar o que está ali o tempo todo mas temos a ousadia de deixar a máquina da vida, do tempo e da rotina impedir que seja retratada, registrada diariamente.
És iluminado e dou fé!
FELIZ ANIVERSÁRIO!!
Bauces!
Ah! Angola tem participado das leituras de seus belos e inteligentes escritos. Bauces!!
Fico imanginando quantos livros já foram escritos até hoje sobre temas tão variados. Fico imaginando quão úteis eles foram para a formação e o amadurecimentos de tantas pessoas. Fico pensando o que seria de nós sem eles.
O livro, além de nos fazer mais interessantes, permite também que tenhamos independência e que sejamos formadores de opinião.
Os diálogos seriam muito pobres sem os livros.
Esta criativa história é um verdadeiro incentivo à busca do conhecimento por meio dos livros.
“Sem o amor aos livros, o mais rico dos homens será sempre pobre. Com o amor aos livros, o mais pobre dos homens será sempre rico.” anônimo.
Livro livro livro o livro para me é como se foce vida nele apreende e pude escrever hoje palavras versos que despertarã talvez uma das geraçoes um livro contem riquezas humor integridade alêm da sabedoria apesar que a escrita nao mantivera so no papel nem nas paredes senpre privilegiada sera?
Minha paixão também, Naila. Obrigado por pintar aqui, com todas as cores, suas ideias, show!