Intrigante

RESPOSTAS PARA PERGUNTAS INTRIGANTES

Você sabe o que é um celacanto?

O celacanto é um tipo de peixe que ainda existe e seria o “parente” mais próximo dos anfíbios. Pensava-se que o animal estava extinto até 1938, quando um foi encontrado em águas profundas próximas à África do Sul.

Queda de cabelo?

Em certas épocas, a queda de cabelo é mais acentuada, mas isso não significa que estamos ficando calvos. Como os animais, que trocam a pelagem, nossos cabelos também são substituídos (felizmente não todos de uma vez). Estima-se que um fio de cabelo humano dure de 2 a 6 anos.

Você sabe qual animal contribui para o reflorestamento?

Há uma estimativa de que milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos, que enterram nozes e esquecem onde as deixaram.

Por que os gatos bebem pouca água?

Originalmente, os ancestrais dos gatos eram animais do deserto. Em virtude disso, os rins dos felinos se adaptaram muito bem à vida sem água. Eles são capazes de eliminar toxinas sem precisarem de muito fluido (fato que explica porque a urina dos gatos é tão concentrada e possui um cheiro horrível).

O que é o tendão de Aquiles?

É a parte do corpo que conecta os tendões dos músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. É o mais forte e rígido dos tendões humanos.

Você se acha parecido com um chimpanzé?

Pode não se achar, mas somos mais parecidos do que imagina. A diferença entre o DNA de um ser humano e o de um chimpanzé é de menos de 2%.

Você sabia que os jacarés também choram?

Quando o réptil se encontra fora d’água, suas glândulas lacrimais trabalham em dobro. Assim, até ao devorar uma presa o “bichinho” se demancha em lágrimas.

Por que as abelhas dançam?

Ao encontrar alimento farto, as abelhas voltam para a colmeia e, dançando, indicam a direção e a quantidade do alimento encontrado, participando assim sua descoberta com as outras abelhas.

Por que sentimos um choque ao batermos o cotovelo?

Porque temos no cotovelo um nervo muito exposto, chamado Ulnar. Este nervo está portanto suscetível a batidas . O nervo Ulnar está ligado aos dedos mínimos e anelar, daí a sensação de choque se irradiar do cotovelo até os dedos da mão.

Por que urinamos de forma descontrolada quando somos submetidos a situações de medo ou pânico?

Porque o estresse causa uma alteração no controle autônomo do esfíncter urinário, ou seja, a bexiga apresenta contrações involuntárias, diminuindo sua capacidade de armazenamento da urina, o que causa o descontrole.

Por que o monóxido de carbono é tão prejudicial a nossa saúde?

Porque o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigênio, impedindo que este último seja transportado às células.

Você sabe o que é a cera do ouvido?

A cera de ouvido é formada por óleos e gordura. O ouvido fica protegido de pó e de pequenas partículas, que ficam presos nessa cera.

Por que a água de coco é tão benéfica ao nosso corpo?

Porque a água de coco é rica em sais minerais, principalmente sódio e potássio, e hidrata o corpo com pouquíssimas calorias.

Em que parte do corpo humano você encontra uma amostra completa do seu DNA?

No cabelo. O bulbo capilar fornece uma verdadeira cópia heliográfica do DNA.

Por que ocorre o coma?

Quando um paciente está em coma significa que seu estado é de inconsciência – nenhuma estimulação é capaz de despertar o doente. O coma ocorre quando o córtex ( parte mais externa do cérebro) é afetado, a pessoa perde as atividades cerebrais superiores – como a consciência, capacidade de percepção e reatividade -, mas conserva as funções autônomas, como a respiração e a circulação. A volta do coma pode ser complicada, dependendo do nível da lesão cerebral. Os especialistas concordam que quanto mais tempo em coma, menor é a chance de o doente voltar, mas discordam sobre prazos: para alguns, após três meses, é difícil que a volta ocorra sem sequelas; outros acham que fazer qualquer prognóstico é arriscado.

Ah, como a vida é bela! Apaixonado?

Saiba o que os cientistas dizem para explicar essa sede de viver… Sabe quando o dia amanhece sorrindo para você? Então, para a ciência, aquele olhar apaixonado, de peixe morto, tem explicação. Quando a pessoa fica apaixonada, seu organismo produz grandes doses de três tipos de anfetaminas: dopamina, norepinefrina e feniletilamina. Essas três substâncias provocam euforia e podem causar dependência – uma possibilidade para explicar o comportamento de pessoas que não conseguem manter relacionamentos duradouros. Quando o relacionamento vinga, depois de dois ou três anos, os amantes começam a produzir mais endorfina, substância que dá sensação de segurança e tranquilidade.

Você sabe por que os gases nobres são chamados assim?

O termo nobre se refere à ausência de reatividade química nesses gases inertes. São seis os gases nobres: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

Você sabe o que é tafofobia?

Muitas pessoas pedem para serem cremadas com medo de serem enterradas vivas. Esse receio de acordar dentro de um caixão, debaixo da terra, sufocado, é chamado tafofobia – medo de ser enterrado vivo.

Você sabia que em um enforcamento a pessoa não morre por ser estrangulada?

Ao contrário da crença popular, a causa da morte em um enforcamento não é o estrangulamento, mas a lesão provocada na parte superior da medula espinhal. Esta se dá com a fratura ou o deslocamento das vértebras cervicais. A morte é quase instantânea e acaba sendo mais rápida do que em outras formas de execução, como a guilhotina, a câmara de gás e a cadeira elétrica.

Você já viu animais com três cérebros?

Os estegossauros tinham três cérebros. Eram animais gigantes, com cerca de 7 metros de comprimento. Paleontólogos descobriram nos fósseis dessa espécie dois “cérebros auxiliares”, um no pescoço e outro na cauda, perto da bacia, que ajudavam o cérebro-chefe, cujo tamanho era similar a uma bola de pingue-pongue. Os “cérebros auxiliares” eram nódulos de neurônios (células nervosas), dentro das vértebras do bicho. Provavelmente, sua função era coordenar alguns movimentos do corpo, auxiliando na locomoção.

Você sabe como surgiu o brega?

O termo surgiu para designar pejorativamente a preferência musical das classes sociais mais baixas. A ideia era satirizar os excessos de sentimentalismo musical em canções típicas como: Coração Materno, de Vicente Celestino, ou Paixão de um homem, de Waldik Soriano. Alguns artistas reagiram ao rótulo e cunharam a frase: “Se cantar o amor é ser brega, então sou brega”.

Qual é o maior de todos os animais?

A baleia azul. Ela pode chegar a medir até 30 metros e pesar 120 toneladas. Traduzindo em elefantes: o comprimento de seis animais e o peso de dezessete.

Qual a única parte do corpo humano não recebe sangue?

A córnea. Ela não é suprida pelo sangue e absorve o oxigênio necessário diretamente do ar.

Você sabia que as formigas saúvas não comem folhas?

Na realidade, as saúvas cortam e carregam folhas e pedacinhos de insetos em decomposição para o interior do formigueiro, porque servem para formar fungos especiais. As formigas se alimentam desses fungos.

Como surge a cãibra?

É um espasmo muscular, comum na barriga da perna, que ocorre após muita atividade física, quando a energia acaba e a musculatura se contrai e não relaxa. Para fazer a cãibra passar, é preciso contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, é preciso alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.

Como sobrevivem os peixes em um lago congelado?

Nos lagos profundos, somente a região superficial fica congelada durante o inverno. Na parte mais funda, a temperatura da água se mantém relativamente inalterada e mais alta que da superfície, permitindo assim, que os animais aquáticos sobrevivam.

Pele de rinoceronte à prova de bala?

O quadrúpede tem a pele tão espessa que serve para a fabricação de excelentes escudos, quase à prova de balas. Um projétil de espingarda disparado à distância de 600 metros não perfura a duríssima epiderme do animal. Os caçadores mais experientes se aproximam do animal para atirar à queima-roupa.

Você sabe o que é bruxismo?

É uma doença que atinge de 5% a 10% da população. Em geral, decorre de um distúrbio nervoso, não grave, resultante de estresse ou tensão. Durante o sono, o cérebro envia estímulos para a mandíbula que fazem o dorminhoco tenso esfregar os dentes. O bruxismo pode ser resultado também de problemas fisiológicos, como encaixe errado da arcada dentária superior com a inferior, capaz de desencadear reação neuromuscular.

Se você jogar uma casca de banana no seu jardim, em alguns dias não encontrará nada. Por quê?

Porque a casca de banana é biodegradável, ou seja, se decompõe naturalmente. Agora, se você fizer o mesmo com plástico ou vidro, pode esquecer. Ninguém sabe quanto tempo esses materiais levam para voltar à natureza. Simplesmente porque isso ainda não aconteceu. O plástico existe há apenas cem anos e resiste à umidade e a produtos químicos. O vidro não pode ser consumido por nenhum ser vivo. Há garrafas de vidro com mais de 2 mil anos de idade. A única saída para que esses materiais não abarrotem nossas cidades, nossas florestas e nossa vida é reciclá-los, reaproveitá-los industrialmente. Do contrário, estaremos fadados a conviver para sempre com montanhas e montanhas de plásticos usados e vidros velhos.

Qual inseto mata mais de um milhão de pessoas por ano?

O pernilongo, por transmitir a malária, infecta 200 milhões de pessoas por ano, e mais de um milhão morrem.

Por que depois de uma boa noite de sono, acordamos com os olhos inchados?

Quase 70% do nosso corpo é formado por líquidos. Quando dormimos, ocorre uma redistribuição, e a cabeça recebe uma parte maior de água do que a que se concentra nela durante o dia. Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a se acumular nas pernas, graças à famosa força de gravidade.

Afinal, o que engorda mais: o arroz ou o macarrão?

Se compararmos cem gramas de cada, o arroz ganha. Porém, o macarrão leva a fama porque se adiciona gordura no seu cozimento e se soma a ele os molhos com suas variações calóricas.

Por que dizem que o vinho tinto garante a longevidade?

Porque a casca da uva contém uma substância química antioxidante, que protege as artérias contra o acúmulo de colesterol, além de uma ação anticoagulante que se assemelha com a da aspirina.

Fonte: http://www.acidezmental.xpg.com.br/

Anúncios