Star Wars – 35 Anos!
Este ano, Star Wars completou 35 anos. Em 25 de maio de 1977, era lançado o primeiro filme da série de sucesso Guerra nas Estrelas. Com Episódio IV – Uma Nova Esperança, George Lucas criava o primeiro longa a se tornar um fenômeno cultural propriamente dito.
Além de seis filmes, Star Wars impulsionou uma indústria de séries de televisão, livros, revistas em quadrinho, brinquedos e outros produtos de merchandising. A revista Forbes calculou, em 2005, que a franquia gerou US$ 20 bilhões em receita ao longo das três últimas décadas.
Guerra nas Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança estreou em apenas 32 cinemas de toda a América, mas rapidamente se tornou um grande sucesso. Na sequência vieram as continuações: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) e Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983).
Os três últimos filmes-sequência da saga, já com o nome original de Star Wars no Brasil, Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005) também foram sucesso estrondoso de bilheteria.
Guerra nas Estrelas ou Star Wars foi um verdadeiro marco para o cinema. Só para se ter uma ideia, o filme recuperou, em apenas cinco semanas, todo o dinheiro investido inicialmente, abrindo caminho para as continuações e garantindo 10 indicações ao Oscar 1978.
Os personagens até hoje são verdadeiros ícones e também despertaram o interesse do público em adquirir a coleção de bonequinhos e outros produtos, dando início aos licenciamentos de merchandising que Lucas anteviu em seu contrato com a Fox. Despois do estrondoso sucesso, o já famoso diretor pôde preparar os outros dois filmes de sua saga, já com financiamento de um banco, sem qualquer intervenção do estúdio.
Isto marcou uma nova época nos bastidores de Hollywood. George Lucas apontava o caminho de como ter o total controle sobre a sua criação.
O filme influenciou não só as gerações que acompanharam o lançamento de toda a saga, mas até hoje continua atraindo novos seguidores.
Por isso que o lançamento do material em 3D encheu as salas de cinema do mundo todo.
No ano de 1985, a Nestlé lançou a série Nescau com a publicidade do Star Wars. Anexo aos produtos vinha uma máscara que era disputada pelas crianças. Achava engraçado que as mães pegava o produto na gôndola para logo a seguir retirar o brinde e entregar a seus filhos. Era tanta criança desfilando mascarada pelos corredores dos supermercados que havia uma demonstradora da empresa só para melhor adequar as fantasias na criançada. Confesso que nunca fui um grande fã da série, talvez por ser pouco cinéfilo ou de não assimilar essas ficções que tem como tema os extraterrestres.
Eu que sou fã de Guerra nas Estrelas, sou também apaixonada pelo idealizador da saga. Por isso divido com os apaixonados de Star Wars uma síntese da vida de George Lucas, feita por Andreza Tibana.
“O seu sonho era ser piloto de corridas de carro, mas um acidente interrompeu seu caminho. No entanto, George Lucas tornou-se um dos maiores símbolos de empreendedorismo do mundo. Conheça a sua história e inspire-se!
Nascido no dia 14 de Maio de 1944 na Califórnia, George se formou na University of Southern California, uma conceituada escola de cinema. Na década de 60, o jovem universitário produziu seu primeiro curta intitulado THX-1138, filme que logo se tornou seu primeiro filme longa-metragem. Na mesma época, ele conheceu dois grandes colaboradores com seus projetos, nada mais que Francis Ford Coppola e Steven Spielberg. Sua primeira produtora independente surgiu nessa época, junto com Coppola, mas apesar do sucesso de críticas do filme “American Grafitti” a empresa não conseguiu se manter.
Entre os anos de 1973 e 1974, George Lucas escreveu Star Wars, inspirado em um filme de Flash Gordon e Planeta dos Macacos. Em 75, ele criou a Industrial Light and Magic, uma empresa especialmente criada para produzir efeitos especiais, inclusive foi a responsável por todos os efeitos dos filmes Guerra nas Estrelas, título em português.
O primeiro filme da saga Star Wars seria lançado em 76, mas a Fox não acreditava no filme criado por George Lucas e por isso cedeu todos os direitos a ele. Na época, apenas 40 cinemas aceitaram exibir o filme. Quando o filme estreou em 77, com excelente divulgação prévia e efeitos especiais de alta qualidade para a época, logo tornou-se um divisor de águas na história do cinema. Com isso, Lucas conseguiu dinheiro o suficiente para abrir suas próprias empresas cinematográficas e seguir com seus projetos.
As duas primeiras continuações foram lançadas com três anos de intervalo entre cada uma e se tornaram sucesso absoluto em todo mundo reunindo legiões de fãs e abrindo mercado para produtos inspirados na história de ficção científica. Dessa maneira, Lucas abriu uma das maiores franquias do mundo com produtos dedicados à Saga Star Wars. Comemorando os 20 anos de estreia do primeiro filme da Saga, Lucas lançou mais três episódios em 1999, 2002 e 2005, reafirmando o incrível sucesso dos seus filmes antecessores.
O diretor, produtor, cineasta, roteirista e empresário também conquistou audiências mais ecléticas ao lançar as sequências de Indiana Jones. Apesar de serem dirigidas por Steven Spielberg, os filmes do arqueólogo foram sucessos estrondosos de bilheteria reafirmando o olhar de Midas de George Lucas.
Atualmente, George Lucas é dono das empresas: Lucasfilm, LucasArts, Industrial Light & Magic; Lucasfilm Animation, Skywalker Sound, Lucas Licensing, Lucas Online e George Lucas Educational Foundation.
Com todas essas empresas, Lucas foi apontado como uma das pessoas mais ricas do mundo pela Revista Forbes em 2004. Quem diria que o fantástico mundo Jedi seria o toque empreendedor que Lucas precisava.”
http://www.pensandogrande.com.br/star-wars-o-imperio-de-george-lucas/
Guerra nas estrelas…
Quanto sucesso de bilheteria! Eu só assisti a primeira trilogia e lembro que, na época, ficávamos pasmos com os efeitos especiais (muita coisa mudou, de lá para cá…). Particularmente “O Retorno de Jedi” – 1983. Como esquecer?!
Os filmes tiveram grande influência de Joseph Campbell, o que deu “consistência” aos personagens. Gosto muito de seu trabalho:
“Quando tiver essa sensação, fique aí e não deixe ninguém arrancá-lo desse lugar. E portas se abrirão onde antes não havia portas e você sequer imaginava que pudesse haver.”
Dizem que todo distraído gosta de estrelas. Como sou muito distraída, sou encantada por elas e por todo o espaço.
Obrigada Cavalcanti. Sempre matérias que nos fazem “viajar pelas galáxias”!
“21 coisas sobre Star Wars que você provavelmente não sabia
Publicado em julho 19, 2010 por Will
Desde que foi lançado em 77, Star Wars tem permanecido um dos filmes mais influentes de todos os tempos. Rendeu duas continuações, três novos episódios, séries de televisão, livros e incontáveis brinquedos entre outras coisas. Apesar da grande quantidade de informações disponíveis sobre a famosíssima franquia, ainda pode haver algumas coisas sobre Star Wars que podem surpreendê-lo. Neste post, feito por mim e pelo HeyLouiz, esperamos mostrar-lhes algumas.
1. Quando a produção começou, o filme seria chamado “As aventuras de Luke Starkiller, retiradas do jornal da Whills, Saga I: Guerra nas Estrelas“. Depois o nome foi encurtado e o sobrenome de Luke mudou para Skywalker.
2. Foram usados 3 atores diferentes para representar Darth Vader: James Earl Jones na voz, Sebastian Shaw no rosto e David Prowse no corpo.
3. Star Wars foi a linha de brinquedos de maior sucesso de filmes que já existiu, com 250 milhões de brinquedos vendidos entre 1978 e 1986.
4. George Lucas criou uma empresa de efeitos especiais, a “Industrial Light and Magic” depois de descobrir que o departamento de efeitos especiais da 20th Century Fox foi desligado logo após ter sido dada luz verde ao filme Star Wars.
5. Quem fez a voz de Yoda foi Frank Oz, o mesmo que fez a voz de Miss Piggy em Muppets.
6. Mark Hammil, que atuou como Luke Skywalker, desfigurou seu rosto numa acidente de carro, mas seguiu adiante nas filmagens pois, seria impossível uma regravação.
7. Partes de aeromodelos e meias são alguns dos itens que foram usados para fazer os modelos de nave em Star Wars.
8. A Millennium Falcon foi inspirada no formato de um hamburger com uma azeitona na lateral.
9. R2-D2 foi nomeado pelo jargão de editores do filme e significa “Reel 2 Dialog 2″ ou “Cena 2 fala 2“.
10. Os Ewoks tem esse nome devido aos Miwok, uma tribo indigena nativo americana que vivia na floresta RedWood, local onde foi filmado o filme “O Retorno do Jedi”.
11. Chewbacca foi inspirado no cachorro de George Lucas, Indiana. O cachorro também é inspiração para o nome de outro filme de Lucas, Indiana Jones.
12. Esses eram outros candidatos para interpretar “Han Solo”:
■Kurt Russel
■Nick Nolte
■Christopher Walken
■Al Pacino
■Perry King
13. Sissy Spacek fez o teste para interpretar a Princesa Leia.
14. John Williams ganhou um oscar pela partitura de Star Wars. A musica mais tarde foi nomeada pelo Instituto de Filmes Americanos como “A melhor partitura de filmes de todos os tempos”.
15. Todos os filmes da série nos EUA foram lançados em maio, sempre uma semana depois do aniversário de George Lucas em 14 de maio.
16. George Lucas foi diagnosticado com hipertensão e exaustão por causa de Star Wars.
17. O personagem Han Solo foi baseado em um amigo de Lucas, Francis Ford Coppola, que dirigiu o clássico filme “O poderoso chefão”.
18. Foram necessárias 10 pessoas usando as duas mãos para movimentar Jabba The Hutt.
19. Uma máscara de mergulho foi usada para capturar o som da respiração de Darth Vader.
20. O ator Samuel L. Jackson só aceitou fazer o papel de Mace Windu com a condição que seria o único a ter um sabre de luz na cor lilás.
21. Nos filmes da nova trilogia, várias cenas tiveram que ser refilmadas pelo fato dos atores ficaram fazendo os sons do sabre com a boca.
21 coisas sobre Star Wars que você provavelmente não sabia
Publicado em julho 19, 2010 por Will”
Boa Tarde
Mario Carlos Fernandez.
Dizem que o equilíbrio da vida é assimilar o querer, o dever e o poder. As vezes você quer e deve fazer mas não pode, outras você pode e quer mas não deve e tem situações que você deve e pode, mas não quer. Não tive oportunidade de assistir a série do Star Wars, mas não faltou vontade. No meu caso eu devia, queria, mas não podia. Havia outras urgentes prioridades, visto que sou de uma família de onze pessoas e era muita boca para poucos recursos. Pertenço a uma época em que criança não tinha querer e que devia se contentar em estudar e curtir as brincadeiras de rua. Apesar de morar vizinho a um grande cinema, não havia espaço para o despertar da sétima arte numa agenda cheia de jogos de bola, banho de rio, banho de mar, corrida, bicicleta alugada, ler gibis, banho de chuva, brincar de rolar pneus, girar pião e arrastar o carro de lata, subir em árvore cheias de frutos, soltar pipa, estudar e fazer com capricho o dever de casa.
Cara, tô até curioso pra ver a nova versão de Guerra nas Estrelas em 3D, mas vou deixar aqui minha opinião sobre o filme, que eu vi da primeira vez quando passou no cinema.
Eu gosto muito de Star Wars episódio 1. Não apenas gosto como acho um bom filme.
Entendam o meu lado, em 1999 eu só tinha 10 anos, não fazia a mínima ideia do que era Star Wars, fui ver o filme por acaso e eis que me deparo com SABRES DE LUZ! Meu, só as lutas já valem o filme, que não é nem de longe nota 10, mas não é uma coisa horrível.
Só fui me tornar um grande fã depois do episódio 2, que tem o Yoda lutando! A luta mais incrível de todas.
Os novos filmes de Star Wars serviram pra trazer novos fãs para a franquia, depois de assistir a eles eu fui atrás dos antigos e de outras coisas sobre o universo Star Wars.
Hoje existem fãs clubes espalhados pelo mundo todo e a coisa virou um febre coletiva.
Agora quanto ao 3d, já ouvi vários comentários de que deixou muito a desejar e que só serve pra tirar o dinheiro da galera com esses ingressos mais caros, isso eu concordo, e até agora vi acho que 2 filmes em 3d (Avatar e Harry Potter) e não acho que valha tanto assim.
Além de saber que faz um mal danado pra vista. Bem, mas aí é outro lance.
I just want to tell you that I am new to blogging and certainly liked you’re web-site. Very likely I’m going to bookmark your blog . You actually have superb article content. Kudos for sharing with us your blog.