Dia dos Namorados
Fico Assim Sem Você
Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você…
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim…
Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você…
Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração…
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você…
Você…
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim…
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo…
ANÁLISE DE LETRA DE MÚSICA
FICO ASSIM SEM VOCÊ – Claudinho e Buchecha – Voz de Adriana Calcanhoto
Esta composição, de autoria dos inesquecíveis Claudinho e Buchecha, foi regravada com muita doçura por Adriana Calcanhato, aumentando mais ainda o sucesso da dupla carioca.
É uma letra que fala de dependência. Essa incapacidade de se estar sozinho é retratada de forma figurada, fazendo analogias com situações corriqueiras.
“Quando estou sem você, sou como um avião sem asa”…
A moderna engenhosidade do homem ainda não é suficiente para conceber um avião sem asas. As asas garantem o equilíbrio e são essenciais para pousar e decolar, além de servir como alojamento do combustível. Tais superfícies laterais permitem ao piloto atacar as camadas do ar atmosférico para levantar voo, impulsionado pela força dos motores das pesadas máquinas na conquista do espaço aéreo.
Sem as asas, o avião não existe, não decola, cai, provocando uma grande tragédia.
“Quando estou sem você, é como uma ducha de água fria na minha fogueira”…
A letra fala de amor, e amor não existe sem se estar juntinho. Quando duas pessoas se amam, querem que o mundo e tudo que há nele pare, assim eles podem viver de forma mais intensa e linda aquilo que sentem um pelo outro.
Quando estão lada a lado, não há frio, pois os corpos se protegem e se aquecem. Ao estar longe do amado ou da amada, o corpo esfria, como uma fogueira sem as brasas.
“Quando estou sem você, sou como um futebol sem bola”…
Nós, que somos fanáticos por futebol, ansiamos para o juiz determinar o início do jogo, quando a bola é colocada em movimento. Sem a bola não há a magia do futebol, pois é com ela que se dá a relação do craque e sua arte. Bola na rede é o objetivo maior do atacante no mais difundido esporte do mundo. Nem imaginamos este jogo sem a presença da “gorduchinha”, pois é ela que dá sentido ao entretenimento, assim como não pode haver o envolvimento amoroso sem o par romântico.
Os compositores também compararam a história de amor com a relação do passarinho Piu-piu com seu eterno perseguidor, o gato Frajola, personagens de desenho animado da Looney Tunes. Um é a razão do outro existir, assim como o Tom e Jerry, criação de William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer.
Nos versos seguintes, sabemos o porquê de tanto desejo:
“Por que é que tem que ser assim
Se meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim”
A intensidade que o amor fala dentro da gente às vezes nem mesmo nós compreendemos. Quando isto acontece, parece uma força ilimitada, interminável e infinita. E é algo tão gostoso que as palavras do dicionário são finitas para que possamos expressar tudo que está no coração. Mesmo que quiséssemos gritar por meio de alto-falantes, nem assim conseguiríamos traduzir tudo.
“Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você…”
A união dos lábios, o doce beijo, é a carícia mais importante da relação. A sensação é inesquecível.
O namoro é cheio de abraços e beijinhos, itens indispensáveis na relação a dois, assim como não pode haver um circo sem sua figura principal: o palhaço. Ele é a alma do picadeiro e a razão da alegria da criançada.
O amor é dois em um, assim como a linda união de uma dupla. Quando um morre, acaba o sentido de ela existir. Assim se deu com a morte do Claudinho, que faleceu num acidente de carro no dia 13 de julho de 2002, durante a turnê do lançamento do sexto disco Vamos Dançar.
“Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração…”
A ansiedade é tão grande que gera loucura de ver o outro chegar. O desejo é de tocar, acariciar, abraçar e beijar. O ser amado é como um pedaço do outro amante. Sozinhos são incompletos e um faz falta ao outro.
“Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?”
A ênfase da dependência: “eu não existo sem você”. Este vazio é tão grande que gera solidão, tristeza e dor. As horas parecem intermináveis, como se tardassem de propósito. Por quê?
“Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você…”
A carência afetiva persiste em tentar explicar a falta física do parceiro do amor.
Sem você, sou como uma criança sem sua chupeta; Romeu sem sua Julieta; um carro sem uma estrada ou um queijo sem a goiabada, a combinação perfeita para adoçar a boca.
Esta linda canção traduz a força daqueles que vivem apaixonados e ela é ideal para a comemoração do Dia dos Namorados.
Ao ler O Pequeno Príncipe, achei esta linda pérola:
“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol”
Saint Exupery
Esta linda música fala de amor ao valorizar a presença do outro sem o qual a relação se torna vazia.
Sabemos que o namoro é a forma de convivência mais prazerosa entre duas pessoas que se gostam. Por isso elas querem estar sempre juntas.
Tal relação não tem um tempo certo para iniciar, independe da faixa etária ou do status social ou econômico. De repente os interessados sentem o momento certo e o enlace amoroso começa.
As razões para namorar podem ser diversas. O amor, a atração física, o companheirismo, a curiosidade ou mesmo uma outra afinidade é suficiente para duas pessoas estarem juntas. O fato é que, uma vez iniciado o namoro, surge uma boa oportunidade para conhecer melhor o outro, para fazer a descoberta daquilo que verdadeiramente o outro é, além daquilo que aparenta ser.
Durante o tempo de namoro, o amor cresce, se aperfeiçoa, amadurece.
Todos nós temos duas facetas de nosso ser. Uma está expressa externamente, isto é, o como parecemos. A nossa outra faceta é o como somos, de verdade, o nosso interior, que poucas pessoas conhecem ou enxergam e que não muda quando trocamos de roupa.
Tais aspectos serão conhecidos nessa linda relação humana chamada namoro.
O namoro é também uma preparação para o casamento, a vida futura, compartilhada para sempre a dois.
Só vindo da cabeça de um poeta essa bela e justa homenagem aos casais apaixonados. “Coisa boa é namorar” – disse Flávio José. Essa linda composição é um hit musical e que, na voz de Adriana Calcanhoto, passou a ser trilha sonora do amor. Parabéns pela escolha e aproveito a oportunidade para usar uma frase do cantor, compositor e poeta nordestino, Geraldo Azevedo, para definir melhor a escolha: “Quem inventou o amor, teve certamente inclinações musicais.” Feliz dia dos Namorados para todos os casais que não permitem que a paixão se acabe.
Feliz Dia dos namorados para o meu grande amor. Te amo muito.
Quando eu era pequena, lembro de uma vizinha que escrevia com muita dificuldade e que começou a namorar. Um dia, bastante envergonhada, pediu para minha irmã Célia copiar uma carta romântica de um livrinho de cartas prontas, que havia comprado na banca de jornais. Era bem “padronizada”, mas sem sentimentos, e minha mãe sugeriu que minha irmã copiasse uma das muitas cartas apaixonadas que ela havia recebido (a Célia arrasava corações e eu e Denise, a chamávamos de “potinho de mel”, forma que a chamo até hoje…). Eu achei a ideia maravilhosa, já que eu lia e relia as cartas dos fãs e as achava “top de linha”… Logo “dei o maior apoio” e só fui perceber que minha irmã não gostou nadinha quando recebi um chute por baixo da mesa e um olhar fulminante! (a Célia era bem ciumenta com as coisinhas dela, sabe?). “Mudei o rumo da prosa” e quando a vizinha foi embora, feliz da vida com a cartinha que Célia transcreveu (com o padrão “banca de Jornal”), minha mãe levou uma bronca e eu um beliscão… Muitas cartas mais a Célia recebeu e algumas mais copiou para a vizinha, que acabou se mudando e eu não sei o que aconteceu com o namoro e namorado. Como na graciosa música de Claudinho e Buchecha, várias comparações são feitas com “um sem o outro” e, nesse caso, parafraseando Renato Russo, “já que você não está aqui, o que posso fazer é cuidar de mim…” Amores e tragédias são comuns. Mas também as maiores alegrias se originam do amor. Enfim, rosas/espinhos,risos/lágrimas e compartilhar/não deixar o barco afundar são belezas infinitas do dia a dia! Hoje, lendo sua linda homenagem ao Dia dos Namorados, acho que muitos irão pedir para a Marta uma “cópia” e vão te plagiar. Com certeza! Ficou “um arraso” e nem um pouquinho semelhante às da banca de jornal… a sua tem alma e fala!
Linda ilustração, lindo vídeo, linda música, linda interpretação de Adriana Calcanhoto e linda interpretação do Bollog!
“Amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente.” (M. Paglia)
“Amar é sentir na felicidade do outro a própria felici-dade.” (Gottfried Leibnitz)
“Amar alguém é ser o único a ver um milagre invisível para outros.” (Mauriac)
“O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício.” (Sthendal)
“A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria.Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara pra faculdade. Você vai pro colégio, tem vários namorados, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?” (Charlis Chaplin”
12 de Junho, dia dos namorados.
Parabéns a todos.
Bom dia
Mario Carlos Fernandez.
Em homenagem a este post, vejam as dicas de Luís Fernando Veríssimo para se roubar um coração para sempre.
“Para se roubar um coração, é preciso que seja com muita habilidade,tem que ser vagarosamente,disfarçadamente, não se chega com ímpeto, não se alcança o coração de alguém com pressa.
Tem que se aproximar com meias palavras, suavemente,apoderar-se dele aos poucos com cuidado.
Não se pode deixar que percebam que ele será roubado, na verdade,teremos que furtá-lo, docemente.
Conquistar um coração de verdade dá trabalho, requer paciência, é como se fosse uma colcha de retalhos,
Aplicar uma renda em um vestido, tratar de um jardim, cuidar de uma criança.
É necessário que seja com destreza, com vontade,com encanto,carinho e sinceridade.
Para se conquistar um coração definitivamente tem que ter garra e esperteza,mas não falo dessa esperteza que todos conhecem, falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em todos os momentos.
Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso, é preciso que ele já tenha sido explorado nos mínimos detalhes,que já se tenha conseguido conhecer cada cantinho,entender cada espaço preenchido e aceitar cada espaço vago.
…e então, quando finalmente esse coraçãofor conquistado,quando tivermos nos apoderado dele, vai existir uma parte de alguém que será guiada por nos e o nosso coração passará a bater por conta desse outro coração.
Eles sofrerão altos e baixos sim, mas comcerteza haverá instantes, milhares de instantes de alegria.
Baterá descompassado muitas vezes e sabe por que?
Até que um dia, cansado de estar divididoao meio, esse coração chamará a sua outraparte e alguém por vontade própria,
Sem que precisemos roubá-la ou furtá-la nos entregará a metade que faltava.
… E é assim que se rouba um coração, fácil não?
Pois é nós só precisaremos roubar uma metade, a outra virá na nossa mão e ficará detectado um roubo então!
E é só isso que encontramos tantas pessoas pela vida afora que dizem que nunca mais conseguiram amar alguém… É simples…
É porque elas não possuem mais coração, eles foram roubados,arrancados,do seu peito, e somente com um grande amor ela terá um novo coração,afinal de contas, corações são para serem divididos, e com certeza esse grande amor repartirá o dele com você.”
Luís Fernando Veríssimo
Linda interpretação dessa bela composição que ficou ainda mais maravilhosa na voz melódica de Adriana Calcanhoto. Hoje é um dia especial. É daqueles dias em que você acorda com a sensação de que há um brilho especial em cada olhar feminino. E essa sensação se torna realidade quando também percebe ao se aproximar de sua amada. É no amor que as coisas melhores acontecem. Feliz dias dos namorados! Viva o amor!
Esta é uma data tão boa de se comemorar. Iniciamos nosso namoro, eu e o Itamar, há 24 anos, exatamente neste dia, quando o pretexto para nos encontrarmos foi a festa junina do CTA. Recordar é viver…
Feliz dia 12 a todos vocês!
Parabéns, Itamar e Denise, por tão bela união que vocês formam, um exemplo para todos nós.
Falta pouquinho para a festa das Bodas de Prata.
Com o suporte da Fé, vocês são verdadeiros vencedores!
Abraços especiais também para Letícia e Giovani.
“Contigo aprendí
A ver la luz del otro lado de la luna,
Contigo aprendí
Que tú presencia no la cambio por ninguna.”
“Teu sorriso prende, inebria e entontece. És fascinação, amor.”
“Nem mesmo o céu nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito.”
“O amor junta os pedaços
Quando um coração se quebra
Mesmo que seja de aço
Mesmo que seja de pedra
Fica tão cicatrizado
Que ninguém diz que é colado.”
“Você é isso: Uma beleza imensa,
Toda recompensa de um amor sem fim.
Você é isso: Uma nuvem calma
No céu de minh’alma; é ternura em mim.”
“Sentimento assim
Sempre é uma surpresa
Quando ele vem
Nada o detém
É uma chama acesa.
Sentimentos vêm
Para nos trazer
Novas sensações
Doces emoções
E um novo prazer.”
“Detalhes tão pequenos
De nós dois
São coisas muito grandes
Prá esquecer
E a toda hora vão
Estar presentes
Você vai ver…”
“É o Amor,
Que mexe com minha cabeça
E me deixa assim;
Que faz eu pensar em você
E esquecer de mim;
Que faz eu esquecer
Que a vida é feita pra viver.”
“Tenho um coração
Dividido entre a esperança
E a razão
Tenho um coração
Bem melhor que não tivera…
Esse coração
Não consegue se conter
Ao ouvir tua voz
Pobre coração
Sempre escravo da ternura…”
São inúmeras as composições que falam de amor, cada uma mais linda que a outra,
cada uma com seu encanto especial e único.
Relembrar a canção especial que marcou o início de um relacionamento inesquecível e que ficará na memória para sempre é muito gostoso.
Nessas pequenas estrofes que escolhi de várias músicas maravilhosas está a que marcou o meu amor e que somente eu e ele sabemos.
Um beijo muito especial ao meu amado.
Bollog, hoje no dia dos namorados li: Avião sem asa…, me preparei para fazer um comentário sobre a música do Claudinho e Bochecha, quando me deparo com uma escrita feita por minha esposa Edite sobre o nosso dia e resolvi publicá-la:
“Você me veio à mente quando acordei, e pensei na quantidade de vezes que comemoramos juntos esta celebração tão importante para os namorados! São trinta e cinco anos, e ainda sinto por você a mesma inexplicável magia do primeiro dia! Uma sensação que o tempo coloriu com emoções diferentes, por vezes calmas e serenas, e outras intensas e difíceis.
Lembro-me do seu sorriso, sua voz, o som da sua risada, as pequenas e grandes coisinhas que compartilhamos, como: alegrias, tristezas, prazeres, emoções, que tornam tão preciosa uma vida juntos… Aprendi como é maravilhoso o amor que se divide entre um homem e uma mulher! Gosto desta sensação do estar juntos, pois não tenho medo de amar, e quero que saibas que eu preciso de você, necessito do seu amor, porque eu te amo!
O que me deixa enamorada nesta união a dois é acordar com o seu bom humor, pois está sempre inventando coisas, investindo no seu dia-a-dia, principalmente no futuro. Vive em liberdade porque é apaixonado pelo que faz no trabalho, daí a constante felicidade, é como se estivesse sempre se renovando, dando sempre uma mexida no seu cotidiano.
Portanto, o que me deixa apaixonada nesta relação de tantos anos de convivência são os pequenos gestos, uma gentileza, um sorriso, uma frase e uma atitude bacana e honesta são apaixonantes… Talvez estas palavras não consigam expressar tudo que sinto agora, mas elas são a verdadeira expressão do meu amor”.
Do seu amor Edite Cavalcanti para Jodinaldo Lucena. 12/06/2012.
Esta mensagem estava acompanhada de uma garrafa de vinho na intenção de ser degustado ao som de uma seresta ao vivo no restaurante “Quintal da Villa” em Currais Novos- RN,
Edite Cavalcanti, o espaço do Blog do Bollog é também oportuno para receber uma declaração de uma esposa apaixonada!
Ainda mais quando movida pela inspiração do mais nobre dos sentimentos: o amor.
O enlace de vocês é muito lindo e encantador.
São 35 anos de companheirismo e de uma vida a dois repleta de
muito carinho, compreensão e de muitas vitórias.
Comemorem, pois vocês têm motivos de sobra para festejar sempre, muito além das quartas nobres.
Afinal, a vida é uma festa para os que têm essa magia e alegria de viver.
“Que seja eterno enquanto dure esse amor, que seja para sempre. Que venha abençoado por Deus, que seja diferente. Que tenha alegria e que ponha fogo em mim! Quem é que não quer um amor assim?” – Peninha.
Viva a cumplicidade em amar e ser amado! Viva a alegria de viver!
Great work by posting this…thanks.
Nice this one is really cool!
this article is so great; i bet no one will dislike it.
the way you express yourself is very clear, i understand it very well. thanks.
http://www.cineangar.org
OI PAI, VALE UM COMENTÁRIO ATRASADO MESMO?! ACHEI LINDA A INTERPRETAÇÃO, JÁ CURTIMOS MUITO ESTA MÚSICA DO CLAUDINHO E BUCHECHA EU E A IRMÃ. FOI BOM RECORDAR! BEIJO PAI.
it is my pleasure that i have the unique opportunity to comment on this awesome post. it is a very nice message and i have pretty good understanding of the subject.
http://www.mangueiraplastica.com
agree with your thought. thank you for your sharing.
http://www.musicaeletra.net
Olá Cavalcanti!
Como sempre, vc se supera em cada publicação, ao ler esta lembrei-me de quando tinha um amor e comemorávamos este dia com muita intensidade, apesar deste ter se findado, não pode-se ignorar os momentos agradáveis da relação. Hoje ao ler esta, vc falou como se fosse o coração e neste momento pedi a Deus que se for de sua vontade que me mande outro amor em minha vida, para que no próximo ano quando vc publicar outro no dia dos namorados, eu possa expressar o quanto um amor nos faz bem além de ser muito lindo.
Grande abraço e Parabéns!
this was a great report.
http://www.celularcomchip.com
i like your site thanks!
http://www.msnbrasil.net