Vídeo de História

A MENDIGA E AS BOLSAS – (curta animado de Eduardo Suazo López)

Nas cercanias dos Jardins de Sabatini, vivia uma mendiga sob a proteção das escadarias que dão acesso ao Real Palácio de Madrid. Ilda vivia a recolher as folhas secas dos plátanos, árvores espalhadas por todo o parque. Aquilo passara a ser uma atividade para ela, depois que um artista espalhou a notícia que pagaria uma pequena soma por cada bolsa plástica, cheia de folhas recolhidas do chão. Para Alfredo, o varredor, cada folha recolhida passara a representar algo útil, visto que o dinheiro ajudaria nas despesas de casa, posto que ainda tinha filhos pequenos, e a esposa carecia de óculos novos.

Quando Ilda conseguia reunir uma boa quantidade de bolsas, ficava na esquina à espera do artista, que trabalhava com as folhas na realização de alguns trabalhos de arte. Alfredo também fazia suas catanças, aproveitando o mesmo período de trabalho para obter um ganho extra.

No dia em que Alfredo flagrou a mendiga comendo restos de comidas, deixadas nas lixeiras do parque, ele se compadeceu dela, ofertando duas bolsas para ela.

Ilda, como era desconfiada e também muito orgulhosa, a princípio não quis aceitar a oferta generosa de Alfredo, mas, frente à insistência dele, ela acabou aceitando aquela precisosa contribuição.

Alfredo, como tinha um grande coração, doou não apenas duas bolsas, mas tudo que ele já havia recolhido, abrindo mão do dinheiro que compraria um livro ou um ursinho para dar de presente para seus filhos.

Como Ilda compreendeu a grandeza daquele homem, a contar daquele dia, ela passou a ter um amigo não só disposto a rir com ela de alguma situação engraçada, mas também disposto a ajudá-la a ganhar dinheiro.

Alfredo sabia que não podia resolver o problema da dormida dela, já que ela dormia pelas escadas e portas, mas pelo menos teria algum recurso para comprar comida ou quem sabe alguma roupa para se aquecer do frio que estava por vir.

Autor José Maria Cavalcanti

Caso você tenha outra versão sobre o curta, deixe seu COMENTÁRIO!

Anúncios