Natal, Presentes e Papai Noel

CURIOSIDADES SOBRE O NATAL, OS PRESENTES NATALINOS E O PAPAI NOEL

Você sabe quem foi Papai Noel? E como surgiu o costumes de presentear no Natal? Abaixo estão cinco fatos curiosos sobre o Natal.

1. A ceia de Natal – A origem é controversa: alguns dizem que representa a Santa Ceia, em que Jesus e os Apóstolos comemoraram a Páscoa dos judeus. Outros afirmam que a ceia de Natal vem do costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos. Os visitantes jantavam com a família que os recebia, confraternizando à mesa, com bastante comida.

2. Os presentes de Natal – A origem dos presentes tem versões religiosas e pagãs. A religiosa diz que o costume se baseia no gesto dos reis magos, que presentearam Jesus com incenso, ouro e mirra. A pagã vem das Saturnálias, comemoração que acontecia em dezembro na Roma antiga. Era uma espécie de carnaval e a troca de presentes fazia parte da confraternização. Já o costume de pôr presentes sob a árvore de Natal começou no século XVI, durante o reinado de Elizabeth I na Inglaterra. Ela promovia festas natalinas e recebia muitos presentes, que acabavam sob uma árvore de natal, tamanha era a quantidade recebida.

3. A árvore de Natal – Os egípcios usavam galhos verdes de palmeiras nas festas de dezembro como sinônimo de vida, energia e fertilidade. Os druídas decoravam carvalhos em suas festividades. A árvore também é parte dos costumes pagãos dos antigos povos nórdicos. O pinheiro, ao contrário da maioria das árvores, permanece verde no inverno e por isso é considerado símbolo de vida.

4. O presépio – Em 1223, São Francisco de Assis construiu o primeiro modelo de presépio, reconstituindo o ambiente onde Jesus nasceu. Depois o costume se difundiu entre os cristãos, das casas nobres européias às classes mais pobres.

5. Papai Noel – O bispo são Nicolau, que viveu na Ásia Menor, no século 4º, é o inspirador desta lenda. Ele era rico e costumava distribuir presentes às crianças pobres. Em pouco tempo a sua história espalhou-se também pela Grécia e pela Itália. Foi transformado em santo pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. Em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Claus como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía presentes montado num cavalo voador. Em 1931 o velhinho ganhou a roupa vermelha e branca, graças a uma propaganda da Coca-Cola.

Publicado pelo site:  http://www.lexiophiles.com/portugues/curiosidades-sobre-o-natal

Desejo que todos os leitores do Blog do Bollog continuem a viver este clima do Natal e que sigam festejando até a passagem do ano.

Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Anúncios