Festa Junina – São João
AMOR DE FOGUEIRA
moça fagueira
toda assanhada
deusa encantada
na luz da fogueira
o meu rosto a fitar
com outra intenção
meu coração a disparar
ao me dar sua doce mão
na noite linda de São João
de estrelas a brincar no céu
o subir do balão de papel
se afastando do chão
campesinos comem milho e queijo
e o casal sela o amor com um beijo
enfeitiçados com juras do coração
Para mim é a melhor época do ano, pois é tempo de chuva, e, no Nordeste, é período de fartura. Celebramos os santos juninos:Santo Antônio, São João e São Pedro, como agradecimento pelas águas bentas do céu, que dão vida ao cair em nosso solo esturricado. Diferente das outras regiões, tempo bom pra nós é tempo de chuva, pois é quando começa os plantios das culturas de subsistência:milho, feijão, jerimum, batata e mandioca. Ao anunciar um arraial, só devemos nos preocupar com a fogueira e a decoração, pois as bebidas, comidas e alegria das danças, ao som do forró de pé de serra, ficam por conta dos moradores da região, que têm muito gosto de participar dessas festas. Hoje esses eventos são verdadeiros geradores de emprego e renda e algumas cidades promovem os festejos com intuito de atrair turista e admiradores do forró. Viva Santo Antônio! Viva São João!! Viva São Pedro!!! Viva a alegria do nordestino!!!!!!
Belo poema, que ilustra bem as noites românticas do período junino, parabéns!!!!!
Que delícia curtir a festa junina. Ontem estive no arraiá do CTA e foi muito gostoso. A fogueira estava linda e a organização de parabéns. Gostaria de conhecer a festa junina de Campina Grande, dizem que é belíssima.
Bela poesia que nos retrata o romantismo aquecido pelas lindas fogueiras.
Bela poesia! Toda esta inspiração vem quando você está num estado de total entrega.E o momento junino é propício porque é naïf,ingênio, numa disposição profundamente amistosa, numa atitude amável para com a existência.Viva São João!
Que legal, Edite, receber aqui no Bollog sua força, inteligência e criatividade. Volte sempre, mana!
Esta poesia faz lembrar as festanças da minha terrinha.
Obrigado por me fazer viajar no tempo.
São João, festas juninas, comidas e festejos, é tempinho bom!
“Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira…” Pois é, foi dessa melodia junina que eu lembrei quando terminei de ler esse belo poema, e, entrei num verdadeiro arraial, com tudo de mágico que há nesses eventos.
Nasci na cidade de São Paulo, mas meu coração é bem “caipirão”… O encantamento do mato molhado e o céu transbordante de estrelas é o que mais faz falta na grande cidade de cimento.
Estrela e fogueira… “eita” matão!
Uma doçura seus versos. Parabéns!
Viva aos Santos Juninos!Todo bom nordestino gosta desse período. Começamos com a expectativa pela chegada das chuvas de março, torcendo até o dia de São José(19), para antever se esse período vai ser de fartura ou não. Com a vinda da chuva a felicidade é geral:fartura de milho e feijão verde; Ensaio das quadrilhas; Escolha dos padrinhos de fogueira; Festejos nos arraiás;Contrato de trios de forró; Preparativos gerais para os.Santos: Antônio,João e Pedro.Muito bom! Venham nesse período para o Nordeste do Brasil gente…