Acentuação
ACENTUAÇÃO
A pontuação, genial criação, veio muito depois da palavra escrita para que se evitasse a formação de orações com mais de um entendimento. Já a acentuação, cada país adota suas próprias regras.
Na Língua Portuguesa, percebeu-se que o grande número de palavras eram paroxítonas (grupo A ), depois vinham as oxítonas (grupo B ) e, em menor número, as proparoxítonas (grupo C ). Decidiu-se assim: todas do grupo C são acentuadas; e as do grupo B serão acentuadas quando terminarem em O, A, E, EM (Os, As, Es ou ENs), isto é O AMÉM (minha dica – recurso mnemônico para lembrar) ou Os AMÉNS. Mas ainda restavam as palavras de maior número, que era a raiz do problema. Pra facilitar a vida de todos, elas só serão acentuadas se não terminarem nas mesmas letras da regra anterior, isto é: “O AMÉM” OU Os AMÉNs. Sacou?
Exemplos do grupo A: hífen, pólen e gérmen (têm o acento no singular), já no plural: hifens, polens e germens (não têm o acento por causa da terminação ENS); táxi, biquíni, xérox, ágil, bônus, vôlei, pônei, caráter, álbum, revólver, órfãs (estes exemplos de paroxítonas não têm no final O, A, E, EM ou ENS). As palavras ITEM e ITENS são também do grupo A, por isso não levam acento porque terminam em EM e ENS.
Não é complicado, basta apenas prestar atenção e guardar a dica.
Para relembrar:
OXÍTONAS: são aquelas palavras que têm a última sílaba mais forte. Ex.: vatapá, mocotó, guichê, metrô, armazém, armazéns (observem que as palavras terminam em A, O, E, EM e ENS = O AMÉM).
PAROXÍTONAS: são aquelas palavras que têm a penúltima sílaba mais forte. Ex.: pônei, jóquei, tórax, táxis, bônus (nenhuma palavra termina em A, O, E, EM e ENS).
PROPAROXÍTONAS: são aquelas palavras que têm a antepenúltimas sílaba mais forte. Ex.: lâmpada, último, rápido, informática, relâmpago (sílaba tônica na antepenúltima = todas recebem acentuação).
ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS: ÓI, ÉU e ÉI.
Você não tem IDEIA (sem acento) das mudanças ocorridas na acentuação das palavras, mas tudo ficará mais simples com algumas dicas que veremos a seguir.
Ao conjunto de muitas abelhas, damos o nome de ALCATEIA (não se acentua mais).
A gostosa GELEIA do café da manhã agora está mais leve sem o acento.
Muita gente comentou sobre um ASTEROIDE que estaria em rota de colisão com a terra (não se acentua).
O nome do país COREIA do Norte ou do Sul não possui mais acento.
Pela mesma razão, temos também PLATEIA e DEBILOIDE.
Observação: em todos os exemplos acima citados, o ditongo aberto está localizado na penúltima sílaba. Nestes casos, tais palavras perderam o acento.
Diferentemente de:
DÓI (neste caso, o ditongo aberto recai na última sílaba, por isso permanece acentuado).
CÉU e PAPÉIS (pelo mesmo motivo, isto é, o ditongo aberto – ÓI/ÉU/ÉI- recaiu na oxítona).
Observação: vejam que, nos exemplos anteriores, HE-ROI-CO, o ditongo aberto não está na última sílaba e sim na penúltima. Já a palavra HE-RÓI é acentuada porque o ditongo aberto incidiu na última sílaba.
Por incrível que pareça, o posicionamento do ditongo aberto ditará se a palavra será ou não acentuada.
Vejam outros casos de palavras que perderam o acento:
A vogal “i” ou “u” tônicas, antecedidas de ditongo, não são mais acentuadas, quando isto ocorrer antes da última sílaba.
BAIUCA – BOCAIUVA – FEIURA (antes era assim: BAI-Ú-CA – BO-CAI-Ú-VA – FEI-Ú-RA).
No final das palavras, continua com acento:
Exemplos: Piauí – Tuiuiú.
Não existe mais o acento para diferenciar as palavras HOMÓGRAFAS (mesma grafia e som, mas de significados diferentes).
Exemplos:
PARA (preposição) PARA (verbo). Antes havia acento no verbo para distinguir da preposição;
PELO (preposição) PELO (substantivo). O fio capilar tinha acento, mas a reforma o eliminou, com a justificativa que o contexto dirime a dúvida para o leitor.
Com a mesma alegação, os substantitvos POLO e PERA também perderam seus acentos.
Dica ótima para acentuar corretamente.
Interessante saber o motivo por que as palavras são acentuadas.
Acho ótimo que tudo já está atualizado, de acordo com a nova ortografia.
É sempre bom receber dicas para melhorar a nossa escrita, pois com a reforma ortográfica cometemos erros baseados nas antigas orientações dos nossos professores. Coisas que se fixaram em nosso subconsciente, mas que precisam ser reformuladas. Valeu bollog!!!!
Adorei estas dicas, elas são muito válidas, pois uma vez ou otra na hora de escrever ficamos em dúvida do certo ou errado.
Não sabia que as palavras Homógrafas haviam perdido o acento, isso facilita na hora de escrever e com certeza com o sentido da frase se pode perfeitamente saber quem é quem.
É uma pena que hoje em dia as pessoas estejam escrevendo de maneira abreviada e com formas próprias e estejam esquecendo a essência da nossa língua.
Parabéns ao bollog por essas importantes e valiosas dicas.
Toda dica é muito válida para compreendermos melhor o nosso idioma. O português é tão complicado que bota é uma coisa que se calça e calça é uma coisa que se bota.
Sempre fui encantada por acentos e pontuação. E nunca consegui me esquecer da minha professora da quarta série que sempre exigia que toda a palavra fosse escrita e somente depois acentuada (para a caligrafia “ser uniforme”). E eu, para me acostumar com a exigência, resolvi imaginar que as palavras precisavam tomar banho, se perfumar, se maquiar e somente depois se adornarem com os brincos e pulseiras (os acentos).
Tudo funcionava perfeitamente, até o dia em que resolvi usar lápis de cor nos acentos das palavras, em uma lição de casa e cheguei radiante para mostrar o “efeito” para a professora e ela ficou bem horrorizada… Fiquei tristíssima e decidi que nas lições de casa deixaria as palavras livres e quando tinha um acento, eu colocava antes de terminá-las. Era como se pudessem andar com jóias o tempo todo…
E acho que até hoje, para mim, acentos são adornos e a pontuação meios de transporte. Palavras voam em aviões a jato ou param, relutantes, em cada passinho de uma Maria Fumaça. Mas são sempre perfumadas e adornadas. E é por isso que gosto tanto delas!
Obrigada pela aula e pelo “amem”. Vou tentar me lembrar disso quando preparar uma viagem de palavras em uma folha bem branquinha de papel!
Gisele, que lindo comentário sobre sua experiência de vida.
Sei o quanto você ama ler e escrever. Estou seguro que tais modificações, aportadas com a Nova Ortografia, estão trazendo muitos contratempos até mesmo para as apaixonadas(os) por nosso idioma.
A dica de O AMÉM (não esquecer do plural de cada uma dessas letrinhas: Os, As, Es, ÉNs) facilita a memorização das regras criadas.
Muita gente se confunde a acentuação das palavras quando terminadas por ditongo/hiato.
Exemplo:
His-tó-ri-a, ma-té-ri-a, cá-ri-e, ár-du-o e es-pé-ci-e.
Tais exemplos, acima citados, são paroxítonas terminadas em “ditongo” ou proparoxítonas terminadas em hiato. Em ambos os casos são acentuadas.
Atenção: seria estranho acentuá-las, já que terminam em “a”, “e” ou “o”.
Mas a explicação é simples: você acentua por justificar que é uma paroxítona terminada em ditongo (duas sílabas pronunciadas de uma só vez) ou porque está diante de uma proparoxítona terminada em hiato (neste último caso, teremos uma sílaba a mais, mudando a classificação de paroxítona para proparoxítona).
Tais exemplos se constituem em exceção da regra geral.
Todo lo que nos lleva a saber más, resulta siempre muy interesante, parabéns pela dica!
Bom dia. Atenção, alcateia é de lobos, não de abelhas .