Predileta

DSC02255b

FELICIDADE

AMO MINHA VIDA QUE ME DEU SUA IMAGEM

A COISA MAIS PERFEITA DO UNIVERSO!

AMO ESTA SAUDADE QUE NÃO ME DEIXA,

PORÉM, ME FAZ LEMBRAR VOCÊ.

AMO SEUS SONHOS, SEUS ENGANOS,

SEUS MOMENTOS DE GLÓRIA!

AMO O SOL QUE BRONZEIA SUA PELE

E O LUAR QUE REFRESCA SEUS CABELOS!

AMO TUDO QUE RECORDA VOCÊ

O CANTO DO ROUXINOL,

UMA MANHÃ DE SOL.

O SORRISO DA PRIMAVERA,

O RUMOR DE UMA CASCATA.

ÁGUAS EM BUSCA DO MAR!

AMO O DESPONTAR DESTA ALVORADA

QUE PERFUMOU SEU DIA NATALÍCIO

COM O AROMA DAS FLORES DO CAMPO!

AMO VOCÊ QUE É MINHA NETA PREDILETA!

Seu avô – João Ribeiro Filho

DSC02252b

O poeta carece de musas para instigar sua inspiração. Mulheres lindas já foram alvo dessa força interior que faz brotar os mais lindos versos. Como Vinícius de Moraes, que ao ver uma linda menina-mulher a desfilar, cheia de graça, a caminho do mar, compôs Garota de Ipanema, que se transformou em música e é conhecida no mundo inteiro.

Neste caso, o poeta João Ribeiro Filho foi movido pela beleza e doçura de sua neta, Patrícia, por ocasião da festa dos seus 15 anos. Ele endeusa e enaltece a neta e, no verso final, sela a poesia com chave de ouro, dizendo que ela é sua “PREDILETA”, para ciúmes das demais, com certeza.

“Amo minha vida porque me deu sua imagem… a coisa mais perfeita do Universo!”

A vida dele tem um sentido especial porque os céus lhe concederam a imagem mais linda em forma de neta.

“Amo esta saudade que não me deixa, porém, me faz lembrar você.”

Este sentimento se faz maior na ausência da sua amada. Mesmo sem aquela doce presença, tudo remete a sua paixão.

Jovens são cheios de sonhos e se aventuram na busca deles. Muitas vezes acertam, mas também cometem muitos erros. O avô-poeta diz amar tais anseios e desilusões por saber que isto é parte do próprio desenvolvimento para a vida adulta.

Por ser tão apaixonado, traduz este amor ao falar da pele, dos cabelos, da voz e do seu perfume, enfim, tudo que se refere à neta querida.

Acho mesmo que ele sempre adorou a Patrícia, embora tenha demostrado grande apreço por todos seus netos e netas.

