Oração a Deus

ELIS REGINA – LOUVOR A DEUS

elismusical

adivaelis

SE EU QUISER FALAR COM DEUS

Letra – Gilberto Gil – 1980

Intérprete – Elis Regina

Se eu quiser falar com Deus

Tenho que ficar a sós

Tenho que apagar a luz

Tenho que calar a voz

Tenho que encontrar a paz

Tenho que folgar os nós

Dos sapatos, da gravata

Dos desejos, dos receios

Tenho que esquecer a data

Tenho que perder a conta

Tenho que ter mãos vazias

Ter a alma e o corpo nus

Se eu quiser falar com Deus

Tenho que aceitar a dor

Tenho que comer o pão

Que o diabo amassou

Tenho que virar um cão

Tenho que lamber o chão

Dos palácios, dos castelos

Suntuosos do meu sonho

Tenho que me ver tristonho

Tenho que me achar medonho

E apesar de um mal tamanho

Alegrar meu coração

Se eu quiser falar com Deus

Tenho que me aventurar

Tenho que subir aos céus

Sem cordas pra segurar

Tenho que dizer adeus

Dar as costas, caminhar

Decidido, pela estrada

Que ao findar vai dar em nada

Nada, nada, nada, nada

Nada, nada, nada, nada

Nada, nada, nada, nada

Do que eu pensava encontrar

Hoje, o maior desejo do jovem é estar on line 24 horas. Para isto, o objeto de consumo mais requisitado é o último lançamento de celular ou tablet. Para a juventude, é entediante ficar em um lugar parado ou numa aprazível cidade interiorana, sem as badalações e agitos da noite de uma cidade grande.

Nesta música, escrita por Gilberto Gil e divinamente interpretada por Elis Regina, a proposta é se desligar de tudo, do vestuário formal, do luxo ou qualquer outra coisa do mundo material.

O autor nos diz o “modus operandi” para se ligar a Deus. É preciso estar despido de itens materiais, completamente nu, para estabelecer tal contato.

Quando temos que nos abrir com alguém, profissional ou não, a primeira ideia é nos defender, omitindo nossas fraquezas. Diante de Deus, ao contrário, todas as máscaras devem cair ou qualquer tipo de falseio.

Se quisermos realmente estar on line com Deus não precisamos de equipamentos, dentro de nós há uma centelha divina que nos conecta com Ele, como uma rede wireless.

Não é necessário luz artificial ou ser um grande comunicador, basta apenas nos aquietar e buscar esta sintonia com o alto.

A correria do mundo faz nossa cabeça girar a mil, causando em nós muita ansiedade. Estamos sempre com uma data na cabeça, um número ou alguma preocupação com o que virá amanhã. Diante de Deus, devemos zerar nossa mente, esquecer tudo e a todos, só assim estaremos prontos para mergulhar na infinita paz divina.

Às vezes, estamos vivendo uma vida de muito luxo, mas dentro de nós há um imenso vazio. Tal espaço nos faz tanto mal que sentimos a necessidade de preenche-lo com substâncias tóxicas, artifícios que provocam um êxtase passageiro e causam uma irremediável dependência destruidora.

Mesmo que você esteja vivendo um momento de dor, de grande dificuldade e abandono (“comendo o pão que o diabo amassou”), não se maldiga ou blasfeme, este também é um momento de buscar a Deus.

A mensagem que Gil quer nos passar é que estar on line com Deus não é preciso ser rico ou ter muitos bens, Ele é simples e acessível, estando disponível 24 horas, pronto para se dispensar para quem tenha este íntimo desejo.

É impressionante a emoção que Elis Regina passa nesta música. Escutar esta canção nesta linda e inesquecível voz já é quase uma oração.

Autor – José Maria Cavalcanti

