Viver com gosto e Alegria
ALEGRIA CONTAGIANTE
Ela era uma criatura tão doce e sorridente que todos queriam ser atendidos por ela. Sua presença no ambiente de trabalho ou onde quer que estivesse era sempre permeada de uma energia incrível, contagiando a todos.
Já havia passado dos sessenta, mas parecia ter menos, em função talvez da conservação da pele do seu rosto e do esfuziante brilho do seu olhar, que possuía um verde inesquecível.
Vestia-se sempre com muita elegância e sobriedade, sem chamar excessivamente a atenção das demais pessoas. Seu perfume era discreto, mas marcante. Falava pronunciando corretamente cada palavra, e não tinha um sotaque característico, podendo ser de qualquer região.
Um dia seu patrão não resistiu e perguntou para ela o motivo de tanta felicidade, já que ele a havia empregado e sabia que era viúva, tendo também perdido um filho por um mero acaso do destino.
– Filó, queria descobrir o segredo da sua alegria, pois nem no mês de tantas recordações tristes, como é agosto, você não se abate nunca! Disse o empregador curioso.
– Arnaldo, os dias são carregados de bendições, tudo depende de nossa predisposição e estado mental. Não podemos nos deixar levar por um montão de crendices.
– Mas não deve ser fácil, você desfila este sorriso por todo o dia. Conte-me logo qual o segredo para alguém ser tão feliz. Insistia Arnaldo, já meio brincalhão.
– Por ter nascido no dia 23 de agosto, este mês já é muito especial para mim. Meu casamento foi no dia 13, como homenagem ao dia em que eu conheci o grande amor da minha vida. Meu único filho nasceu no dia 7, assim o mês de agosto é só de alegrias. Vivo os 31 dias a comemorar fatos memoráveis de minha alegre vida.
– Mesmo tendo perdido seus amores, Filó?
– Quando Deus me deu estes tesouros foi para que soubesse apreciar melhor a vida e não para ficar me lamentando todos os dias. Quando penso neles, fico mais feliz ainda por eles terem existido no meu caminho.
– Mas sua motivação é contínua, mesmo nos outros meses. Como você explica isso?
– Cada dia, ao levantar, recordo-me de um momento gostoso partilhado, e a energia mágica daquela felicidade me alimenta por vinte e quatro horas. É sempre assim, nunca deixo minha mente esvaziada, mas sempre a preencho de coisas boas.
– Além dessas grandes perdas, aconteceu algo mais forte em sua vida?
– Quando eu tinha 38 anos, comecei a perceber grande falhas entre as mechas de meus cabelos. Então, como prevenção para evitar uma queda maior dos fios, comecei a tomar um medicamento recomendado no meu salão. Da mesma forma, procederam outras pessoas da minha cidade, que sofriam com o mesmo problema. Em pouco tempo, meu fígado diminuiu de tamanho e praticamente perdeu sua função. Algum tempo depois, seis consumidoras já haviam falecido, e eu tinha apenas 20% de chance de sobreviver. Quando todos os meus familiares pensavam que aquele seria meu fim, graças a Deus, recebi o transplante de um doador e fui salva milagrosamente.
– Puxa, Filó, você nasceu de novo!
– Por isso desfilo com esse sorriso todo o tempo, pois a vida é um milagre por si só. Tenho também muitos reveses, mas não me apego a eles. Prefiro festejar cada minutinho que me é dado de presente.
Depois que a Filó acabou de falar, seu patrão não perguntou mais nada. Ele finalmente compreendeu o porquê de sua melhor funcionária ser tão feliz.
Autor José Maria Cavalcanti
É verdade. Um sorriso ajude a vida a melhorar. Faça seu COMENTÁRIO!
Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2011/08/07/agosto-da-alegria/#comments
Minha mãe sempre fala que presente não é para quem dá e sim para quem sabe receber. A vida é o nosso maior presente, dado por Deus. É necessário colocar vida em nossos dias para assim nos tornar referência para aqueles que só enxergam dias em sua vida. Todo ano, no segundo domingo, é dedicado ao dia dos pais e só por essa data comemorativa o mês de agosto deve ser visto como um mês especial. Em 14/08, nasceu meu filho caçula, e assim, nesse ano, serei, literalmente, pai no dias do pais.
Meu irmão,
Obrigada pela homenagem recebida com a postagem de meu convite de lançamento do meu livro no seu blog.
Fico feliz em compartilhar essa alegria com todos os leitores que o acessa, pela oportunidade recebida da Secretaria Extraordinária da Cultura do RN, FJA,Governo do Estado, para a publicação de meu primeiro rebento, que nasce do jeito que imaginava: sendo lançado em um grande evento da Cultura Popular; Dadi ainda viva para poder participar dessa festa e ainda ser convidada para coordenar o I Encontro de bonecos e bonequeiros do Teatro de Bonecos no RN,no período de 31/08 a 03/09, com a participação de 30 mestres, dentro da progração do Agosto da Alegria. Ninguém é mais feliz do que eu por essa oportunidade. Adeus tristeza no mês de Agosto, desmistifiquei tudo isso.
Muitas das bobagens relacionadas ao mês de agosto são crendices que aportaram junto com os imigrantes europeus no início da colonização do Brasil. Nada de ruim para esse maravilhoso país ocorreu no oitavo mês.
Os portugueses, que constituem em maior parte a grande massa deste caldeirão de raças, somos muito supersticiosos. Nós mulheres lusitanas, por exemplo, ainda hoje não nos casamos nesse mês, não lavamos e nem cortamos os cabelos em agosto. Nossos maridos não abrem negócio e não fecham contrato nesse período.
Talvez muitos nem percebam que são coisas arraigadas há centenas de anos e que tiveram sentido em um outro contexto e que agora já não existe razão para persistirmos nisso.
Como portuguesa, dou a mão à palmatória e digo que os brasileiros devem se desencanar com essas tolices.
É hora de enxergarmos que estamos na idade do conhecimento e da tecnologia. Chega de brincar de assombração. Vamos aprender a desfrutar a vida com todas as facilidades que o desenvolvimento nos possibilita.
Não predisponha sua mente para o fracasso. Ela é a grande ferramente de nosso sucesso.
Sinta-se feliz e seja feliz. A vida é um presente maravilhoso!
Manuela
Temos muito que aprender com a Filó!
Ela confirmou que aprendemos muito mais na perda, do que de qualquer outra forma.
O que a Filó veio nos mostrar nesta história é um alerta sobre viver melhor a vida.
As vezes temos problemas do tamanho de uma formiga e transformamos num elefante.
Para chegarmos na idade da Filó com juventude precisamos viver bem, com qualidade e felicidade.
Lendo está história daqui para frente , eu me comprometo comigo mesmo a sorrir mais e ser mais alegre.
Viver a vida é divino!
Fiquei fã da Filó, ela é realmente um modelo a ser seguido. Com inteligência ela preenche sua mente com coisas boas, alegres e positivas.
Quer melhor maneira para se proteger de tristezas e pessimismos?
Sempre que carregamos um sorriso no rosto, atraimos a atenção das pessoas. Realmente o ditado é certo: quando fechados, somos paredes e, sorrindo, somos pontes.
Dale Filó!
Conceição
A alegria evita mil males e prolonga a vida.
William Shakespeare
A alegria não está nas coisas, está em nós.
Johann Goethe
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita.
Mahatma Gandhi
Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.
Khalil Gibran
A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.
Léon Tolstoi
Estava andando no calçadão da Praia de Ponta Negra e vi um idoso vestindo uma camiseta na qual tinha escrito na frente: A VIDA É CURTA… e, na parte de trás: … ENTÃO CURTA.
Acho que aquele exemplo resume o espírito dessa geração que procura viver com maior qualidade de vida e mais feliz.
É isto aí e nós sabemos disto! A vida é e sempre será uma festa para aqueles que querem VIVER! Afinal, estamos aqui pra isto e temos que fazê-lo da melhor maneira possível: “Por isso desfilo com esse sorriso todo o tempo, pois a vida é um milagre por si só. Tenho também muitos reveses, mas não me apego a eles. Prefiro festejar cada minutinho que me é dado de presente”.
Débora