Uso do LHE

LHE – COMPLEMENTO INDIRETO

 

 

Para usar o LHE corretamente, tenho que lembrar para vocês a tal da regência verbal.

Alguns verbos exigem uma preposição depois dele; outros,não.

Exemplos tirados de sucessos musicais:

Transição indireta: “Preciso de você, estou cansado de sofrer…”( Raça Negra). Não se diz “Preciso você, estou…”.

Transição direta (sem preposição): “Quero você, quero você todinha pra mim…” (Carlos Santos e Grupo Herança). Não se diz “Quero a você…”.

Transição dupla, direta e indireta: “Receba as flores que eu lhe dou…” (Nilton César e Sidney Magal). O verbo “receber” exige um complemento direto, as flores, e um indireto “lhe dou”, isto é, “que dou a você”.

O porquê disso é que a informação do verbo estaria incompleta sem os dois complementos.

Como os pronomes pessoais ELE e ELA são usados para indicar o sujeito, não podemos usá-los em redação como complemento verbal. Para isto, temos:

Complementos verbais indiretos: lhe e lhes; e

Complementos verbais diretos: o, a, os e as.

“Diz a ela que me viu chorar…” (Tim Maia). O verbo dizer pede dois complementos: um direto e outro indireto.

Diga-lhe que estou só. O LHE é o objeto indireto, que significa “a ela”; e “que estou só” é o objeto direto.

ATENÇÃO: é errado usar os pronomes que foram criados para desempenhar o papel de sujeito no lugar de complemento.

Exemplos:

Trouxe ela na minha presença (errado). O certo é: Trouxe-a na minha presença.

Ganhei ela no primeiro encontro (errado). O certo é: Ganhei-a no primeiro encontro.

No dia a dia, falamos erradamente, mas não façam isso nos concursos ou textos que exijam a norma culta da nossa Língua Portuguesa.

Como vimos, o LHE é usado para substituir a ele, a ela ou a você, após verbos de regência indireta.

Professor José Maria Cavalcanti

Deixe sua dúvida, COMENTE!

Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2011/09/22/uso-do-lhe/#comments

 

 Para quem quiser escutar os sucesso musicais, veja nos vídeos abaixo:

Estou Mal – Raça Negra

Pede a ela – Tim Maia

A namorada que sonhei – Nilton César

Quero Você – Carlos Santos