Vá plantar banana
CURIOSIDADES SOBRE A BANANA
Em todo o mundo, existem mais de cem tipos de bananas. Entretanto, no Brasil, as que predominam são os seguintes tipos: nanica e prata. Ela é o quarto alimento mais consumido, ficando atrás somente do arroz, do trigo e do milho, sendo cultivada em quase todas as regiões tropicais do planeta.
São impressionantes os mil e um benefícios que a ingestão de banana promove no nosso organismo. Além de ser boa para os músculos, a fruta ajuda a combater a TPM e prisão de ventre.
Ela teve origem no continente asiático, mas é a mais popular das frutas brasileiras.
É muito gostosa e fácil de comer, sendo rica em potássio, mineral importante para fortalecer os músculos. É por isso que muitos esportistas ingerem a fruta um pouco antes ou durante a prática de seus esportes.
Interessante ressaltar que sua casca contém substâncias cicatrizantes. Em casos de queimaduras ou rachaduras nos mamilos, recomenda-se colocá-la sobre a pele afetada.
Pena que, por causa da dificuldade de tê-la bem esterilizada, não é tão comum o seu uso nos tratamentos cutâneos.
Nutricionistas recomendam sua ingestão para curar a ressaca, sensação ruim provocada por aqueles tragos a mais da noite anterior. A razão disso é que ela metaboliza o álcool mais facilmente, aliviando os efeitos do álcool no organismo.
Ela é um bom estimulante da serotonina, neurotransmissor relacionado às sensações de saciedade e bom-humor, sendo excelente também no trato contra a depressão.
Ela, ainda verde, é muito recomendada para a saúde, pois, quando em maturação, a banana sofre modificações significativas. 12 a 20 por cento do amido resistente, presente na fruta, vão embora, dando lugar a açúcares solúveis. A ingestão, antes de amadurecida, aumenta o bolo fecal e elimina substâncias tóxicas, prevenindo o câncer de intestino.
A banana é também uma protetora das células por favorecer a formação dos ácidos butírico. Outro ácido também se forma a partir do seu consumo, o propiônico, que inibe a síntese de gorduras, diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL). Não somente esses, mas também outros benefícios resultam daí, tais como ficar mais resistente aos males da obesidade e diabetes.
Como a banana verde faz mal por causa do tanino, recomenda-se consumir a polpa cozida ou a farinha feita da fruta em inúmeras preparações existentes no mercado.
Não deixe de ver este vídeo!
Deixe seu COMENTÁRIO ou uma receita de uma guloseima feita com banana.
Clique aqui: https://bollog.wordpress.com/2011/11/04/va-plantar-banana/#comments
De forma genérica, usamos o termo “banana” para todos os tipos e formatos, mas apenas refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. No entanto, existem variedades, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, banana-pão ou plantains, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas), constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais. A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos da América e a União Europeia as principais potências importadoras.
Nada como amanhecer e após cozinhar a banana jasmim, saboreá-la com requeijão ou com carne desfiada, acompanhado de uma caneca de café arábico, coado no pano. Após o almoço, saborear o doce da banana nanica com a cobertura de creme de leite. A noite, fritar na manteiga a banana prata e comer com canela, o que por aqui chamamos de cartola. Existem várias formas de saborear a fruta, mas nada como degustá-la, in natura, após colhê-la. Na casa de meus pais, sempre havia bananeiras e era comum ter um cacho da fruta pendurado na nossa cozinha. Hoje em dia, minha mãe desmembra as palmas do cacho para distribuí-las entre os filhos. Sim! Queremos banana!
Que delícia, a banana que eu mais gosto é a prata.
Banana frita, cozida, no almoço, na sobremesa de qualquer maneira ela é uma delícia.
Lendo as curiosidades acima, podemos ver a os beneficios e a importância dessa fruta em nossa vida.
Que vontade de comer um bolo de banana.
Uhuuu…! Banana!!
Novidade para mim em alguns benefícios aqui citado meu amigo Cavalcanti.
Quanto a TPM …Essa particularmente vou desconsiderar ok?! kkk… Nem sei o que é isso, nuca ouvi dizer. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Depressão?! Já ouvi a respeito alguns anos. Uii…!
Mais vem cá! Agora entendo melhor nossos amiguinhos chimpanzés que é uma alegria e macacada só. É a tal da serotonina, neurotransmissor relacionado às “sensações do bom-humor”…
Mandou bem meu caro professor Cavalcanti!
Meus queridos agora vamos cantar?! Banana!!!
Quem não souber cante com o vídeo abaixo! Uhuuu…!
Bjs!
Canção Banana Boat (Day-O)
Harry Belafonte
Day-o, Day-ay-ay-oDaylight come and me wan’ go homeDay, me say day, me say day, me say dayMe say day, me say day-ay-ay-oDaylight come and me wan’ go homeWork all night on a drink a’ rumDaylight come and me wan’ go homeStack banana till the mornin’ comeDaylight come and me wan’ go homeCome, Mister tally man, tally me bananaDaylight come and me wan’ go homeCome, Mister tally man, tally me bananaDaylight come and me wan’ go homeIt’s six foot, seven foot, eight foot BUNCH!Daylight come and me wan’ go homeSix foot, seven foot, eight foot BUNCH!Daylight come and me wan’ go homeDay, me say day-ay-ay-oDaylight come and me wan’ go homeDay, me say day, me say day, me say day…Daylight come and me wan’ go homeA beautiful bunch a’ ripe bananaDaylight come and me wan’ go homeHide the deadly black tarantulaDaylight come and me wan’ go homeIt’s six foot, seven foot, eight foot BUNCH!Daylight come and me wan’ go homeSix foot, seven foot, eight foot BUNCH!Daylight come and me wan’ go homeDay, me say day-ay-ay-oDaylight come and me wan’ go homeDay, me say day, me say day, me say day…Daylight come and me wan’ go homeCome, Mister tally man, tally me bananaDaylight come and me wan’ go homeCome, Mister tally man, tally me bananaDaylight come and me wan’ go homeDay-o, day-ay-ay-oDaylight come and me wan’ go homeDay, me say day, me say day, me say dayMe say day, me say day-ay-ay-oDaylight come and me wan’ go home
Vamos cantar!! Banana!!!
Eu adoro banana, é muito curiosa essa reportagem e muitas das coisas que foram escritas, não sabia. Valeu
Ché
Muito intereesante essa reportagem sobre banana, aprendi coisas que ainda não sabia. Valeu.
Paulo
Essa é a fruta que mais gosto de comer. Sempre como uma por dia, dando conta de minha ingestão de potássio.É sagrado!Olha que ela me persegue. Sempre que chego na casa de amigos ela está lá me olhando. E, se por acaso não tiver comido ainda naquele dia, não tenho receio de pedir uma para comer. Só não como a banana nanica,aquela da casca verde,como chamamos por aqui, pois ela tem muito tanino, é fria e remosa. Mas, sei que é a melhor para pães e doces. Uma cartola com a banana prata, queijo manteiga e canela, é demais; banana da terra em cozidos de modo em geral; a baba de boi, como minha mãe denomina, é fantástica! Isso sem falar na banana leite, que é muito doce, apesar de ser péssima para quem tem prisão de ventre. As bananas de cascas avermelhadas, raras, mas temos por aqui, são muito gostosas. Sempre as vejo estampadas nas pinturas e esculturas de alguns artistas brasileiros. Poderemos também, na véspera de Santo Antônio, colocarmos a faca no tronco da bananeira, para vermos no dia seguinte, o nome do futuro noivo escrito na faca. Além de outros mistérios rondando sua existência. Até recebi recentemente uma receita por e-mail, que, para conservá-las mais tempo na fruteira, temos que despencá-las do cacho, preservando sua ponta. Fiz o teste e aprovei. Mas, como tudo que é bom nessa vida engorda, é pecado ou faz mal , com as bananas não poderia ser diferente. Na sua grande diversidade, elas possuem as duas faces da moeda. Mas, Yes nós temos bananas!!!!
ROLINHOS SUCESSOS DE BANANA (Superação…hummm…)
Ingredientes
12 fatias de pão de forma
1 xícara de uvas passas
2 xícaras de leite
1 cálice de rum
Canela em pó
1 lata de doce de leite
3 bananas pratas maduras
Manteiga para untar a forma
Modo de Preparo
Pegue a banana desacascada e corte em cruz no comprimento, depois ao meio, formando oito pedaços
Faça isso com todas.
Abra um pão e enfie umas passas nele, amasse um pouco com rolo.
Coloque uma colher de sopa de doce de leite e um pedaço de banana.
Enrole.
Se o pão for pequeno, prenda com palito.
Misture o leite com rum e passe o pão nesta mistura
Coloque na forma untada e coloque mais um pedaço de banana em cima do pão e polvilhe com canela.
Faça isso com todas as fatias.
Leve ao forno por meia hora.
Espere esfriar para servir.
Meu amigo Cavalcanti. Isto fica mais saboroso que rabanada.Vai arriscar ser minha cobaia?! kkk…
Bjs!
Li
Acho a banana a fruta da hora, pois é a mais fácil de descascar. Em minha casa sempre tivemos a fruta em grandes quantidades, coisa de casa com muitos filhos. Por ser muito barata era nossa companhia do lanche, do almoço e da “vitamina” no café da manhã. Gosto de machucá-la em um prato fundo e colocar um pouco de melaço de cana de açúcar ou farinha láctea, mas nada como ela cozida com camarão, acompanhado de arroz refogado e verdura ralada.
Lembrei da época em que íamos ao cinema Rio Grande, no centro de Natal, e logo após a sessão, eu e meus amigos, tomávamos caldo de cana com pastel de queijo. Quando tínhamos um dinheirinho a mais, comprávamos o sorvete banana split. Na Casa da Maçã, a guloseima era preparada com muito capricho e podíamos escolher quatro sabores diferentes, um para cada bola. O recheio era com mel Karo, castanhas trituradas e calda de morango. Saboreávamos aquela delícia bem devagarinho para prolongar o nosso prazer.
De fato: Banana menina tem vitamina… banana engorda e faz crescer!!!
Bela reportagem e vídeo… não sabia da praticidade da banana verde… vou escolher da próxima vez que for comprar a fruta…
Sempre tínhamos pés de banana no quintal, e era um ornamento tê-la “dependurada” na cozinha…
Parabéns – atrasada por mais esta postagem… abçs… Cava