Vá plantar banana

 

 

CURIOSIDADES SOBRE A BANANA

 

Em todo o mundo, existem mais de cem tipos de bananas. Entretanto, no Brasil, as que predominam são os seguintes tipos: nanica e prata. Ela é o quarto alimento mais consumido, ficando atrás somente do arroz, do trigo e do milho, sendo cultivada em quase todas as regiões tropicais do planeta.

São impressionantes os mil e um benefícios que a ingestão de banana promove no nosso organismo. Além de ser boa para os músculos, a fruta ajuda a combater a TPM e prisão de ventre.

Ela teve origem no continente asiático, mas é a mais popular das frutas brasileiras.

É muito gostosa e fácil de comer, sendo rica em potássio, mineral importante para fortalecer os músculos. É por isso que muitos esportistas ingerem a fruta um pouco antes ou durante a prática de seus esportes.

Interessante ressaltar que sua casca contém substâncias cicatrizantes. Em casos de queimaduras ou rachaduras nos mamilos, recomenda-se colocá-la sobre a pele afetada.

Pena que, por causa da dificuldade de tê-la bem esterilizada, não é tão comum o seu uso nos tratamentos cutâneos.

Nutricionistas recomendam sua ingestão para curar a ressaca, sensação ruim provocada por aqueles tragos a mais da noite anterior. A razão disso é que ela metaboliza o álcool mais facilmente, aliviando os efeitos do álcool no organismo.

 Ela é um bom estimulante da serotonina, neurotransmissor relacionado às sensações de saciedade e bom-humor, sendo excelente também no trato contra a depressão.

Ela, ainda verde, é muito recomendada para a saúde, pois, quando em maturação, a banana sofre modificações significativas. 12 a 20 por cento do amido resistente, presente na fruta, vão embora, dando lugar a açúcares solúveis. A ingestão, antes de amadurecida, aumenta o bolo fecal e elimina substâncias tóxicas, prevenindo o câncer de intestino.

A banana é também uma protetora das células por favorecer a formação dos ácidos butírico. Outro ácido também se forma a partir do seu consumo, o propiônico, que inibe a síntese de gorduras, diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL). Não somente esses, mas também outros benefícios resultam daí, tais como ficar mais resistente aos males da obesidade e diabetes.

Como a banana verde faz mal por causa do tanino,  recomenda-se consumir a polpa cozida ou a farinha feita da fruta em inúmeras preparações existentes no mercado.

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