Dia-a-dia ou dia a dia?

COMO ESCREVER CORRETAMENTE

DIA-A-DIA ou DIA A DIA

Fabíolla, antes você escrevia dia a dia, sem hífen (esta palavra é com acento), quando literalmente queria dizer “um dia após o outro”. Ex.: Dia a dia venho a sua casa. E escrevia a locução substantiva dia-a-dia, com hifens (no plural é sem acento), para equivaler ao substantivo “cotidiano”. Ex.: Ela tinha o dia-a-dia atarefado ou Um dia-a-dia é melhor com sorvete.

Obs.: antes, o que fazia a diferença de uma locução para a outra era o uso do artigo definido ou indefinado, transformando a locução em substantiva.

Com o Novo Acordo Ortográfico, não se deve mais empregar o hífen em tais locuções (conjunto de palavras que equivalem a um só palavra) substantivas.

Então, você deve escrever sem hifens a locução substantiva “dia a dia”, significando cotidiano; e também a locução adverbial “dia a dia”, significando diariamente. O contexto se encarregará de definir o significado de cada uma delas.

Outros exemplos de locuções que perderam o hífen: pé de moleque, sala de jantar, cão de guarda e fim de semana.

O Novo Acordo Ortográfico abriu exceções para as seguintes locuções: pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa, água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa e mais-que-perfeito.

Professor José Maria Cavalcanti

Anúncios