Dia-a-dia ou dia a dia?
COMO ESCREVER CORRETAMENTE
DIA-A-DIA ou DIA A DIA
Fabíolla, antes você escrevia dia a dia, sem hífen (esta palavra é com acento), quando literalmente queria dizer “um dia após o outro”. Ex.: Dia a dia venho a sua casa. E escrevia a locução substantiva dia-a-dia, com hifens (no plural é sem acento), para equivaler ao substantivo “cotidiano”. Ex.: Ela tinha o dia-a-dia atarefado ou Um dia-a-dia é melhor com sorvete.
Obs.: antes, o que fazia a diferença de uma locução para a outra era o uso do artigo definido ou indefinado, transformando a locução em substantiva.
Com o Novo Acordo Ortográfico, não se deve mais empregar o hífen em tais locuções (conjunto de palavras que equivalem a um só palavra) substantivas.
Então, você deve escrever sem hifens a locução substantiva “dia a dia”, significando cotidiano; e também a locução adverbial “dia a dia”, significando diariamente. O contexto se encarregará de definir o significado de cada uma delas.
Outros exemplos de locuções que perderam o hífen: pé de moleque, sala de jantar, cão de guarda e fim de semana.
O Novo Acordo Ortográfico abriu exceções para as seguintes locuções: pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa, água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa e mais-que-perfeito.
Professor José Maria Cavalcanti
Oi!!! ficou ótimo!!!! gostei das curiosidades… não deu pra ler tudo ainda… mas ficou nota 10!!!! bjussssssssss
Olá!
Adorei este tira dúvidas, e ficarei atenta a novas dicas!
Bye!
Professor, o plural seria “dia a dias”? “Os dia a dias dos dois são muito diferentes.” É isso mesmo?
Percival, “dia a dia” é uma locução adverbial (locução: formação por mais de uma palavra), que tem o mesmo valor de “diariamente” ou “cotidianamente”.
Quando a locução é formada por: substantivo – dia + preposição – a + substantivo – dia, então irá para o plural assim: “dias a dia”.
Cuidado!
O fora da lei – os fora da lei (quando o primeiro elemento é invariável);
O leva e traz – os leva e traz (verbos com significados opostos ficam invariáveis); e
Bem me quer – bem me queres (só o último elemento é variável).
Observação: na Reforma Ortográfica, a locução “dia a dia” perdeu o hífen, mas temos alguns exemplos que mantiveram seus hifens.
Exemplos:
Cana-de-açúcar – canas-de-açúcar;
Copo-de-leite – copos-de-leite;
Pé-de-meia – pés-de-meia;e
Cor-de-rosa – cor-de-rosa (invariável).
Meu amigo, fico muito agradecido por sua visita. Volte sempre!
Abraços!