Ortografia
GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS
Para evitar quaisquer tropeços na hora da prova, relembro aqui uma musiquinha, da época de estudante, que foi muita usada por mim:
“CED, GRED, PRIM, METER e TIR é a ciranda dos dois SS que acaba de sair”.
Até hoje, o tema não me sai da cabeça, o que me foi útil durante toda minha vida.
Vamos lá:
Emprega-se o dígrafo SS para escrever as palavras derivadas de CED GRED PRIM METER E TIR.
Exemplos:
Conceder – concessão – concessionário
Ceder – cessão – cessionário
Progredir – progresso – progressivo
Agredir – agressão – agressivo
Imprimir – impressão – impresso
Oprimir – opressão – opressivo
Comprometer – compromisso
Intrometer – intromissão
Demitir – demissão – demissionário
Discutir – discussão
Assim como este pequeno recurso abaixo ajuda a tirar a dúvida na hora de escrever.
Emprega-se o Ç para escrever palavras derivadas de TO, TOR e TER.
Exemplos:
Intento – intenção
Exceto – exceção
Infrator – infração
Redator – redação
Abster – abstenção
Obter – obtenção
Reter – retenção
Conter – contenção
Deter – detenção
Dicas valiosas que nos tiram da dúvida em momentos de relaxamento literário.
Blog muito instrutivo!!!!!!!!!!!!!!!
Uma dica bem funcional sempre vai bem, principalmente para tirar dúvida daquelas palavras que nos causam um verdadeiro dilema.
Quem nunca quebrou a cabeça para escrever “exceção”?
Quem disse que não, merece “detenção”.
Dicas para o dia a dia são sempre muito bem vindas. O blog já nos apresentou várias que sempre nos auxiliam na hora de escrever. Siga postando mais pois enriquecem o nosso conhecimento. Obrigada.
Eu sempre tentei fazer associações para guardar e memorizar. Algumas vezes a técnica funcionou, mas já aconteceram casos e caos homéricos, com tentativas que não deram nada certo, porque a memória não ajuda… Agora, com a idade já “passada”, a coisa está pior ainda!
Mas obrigada por sua dica!
(tem alguma para memória?)
Gisele, você me fez recordar da minha filha Camilla.
Ela, em véspera de prova de Português, resolveu pegar com a irmã, Fiamma, umas dicas para guardar facilmente tudo e arrebentar na teste.
Depois de um dia inteiro decorando as siglas (recursos mnemônicos), ela ficou imensamente feliz com o resultado: finalmente a Língua Portuguesa estava “dominada”.
No dia da prova, toda confiante, sentou-se lá na frente, coisa que nunca havia feito antes.
Quando o professor liberou, o silêncio reinou, e os alunos se dispuseram a responder cada pergunta.
Camilla primeiramente leu toda a prova, seguindo o conselho da irmã.
A seguir, começou a responder as perguntas mais fáceis, para ganhar confiança.
Quando se deparou com as dificuldades, percebeu que havia dado um “branco”.
Simplesmente não conseguia relembrar as siglas, que eram o segredo de tudo.
Desesperada, passou o restante do tempo disponível fazendo mil esforços para se lembrar. Tudo em vão. Desastre total.
Ansiosa pelo esperado sucesso, Fiamma foi esperar pela irmã na frente da escola. Tinha certeza que Camilla iria “arrebentar”.
Ficou surpresa quando Camilla chegou xingando e soltando “os cachorros”.
Só depois de muito tempo, quando a cabeça esfriou, é que Camilla conseguiu explicar para a irmã o que havia ocorrido.
No fim, deram boas risadas de tudo.
Moral da história: o que funcionava muito bem pra Fiamma não “rolou” para Camilla.
Em tempo: Gisele, sobre a dica para a memória, aconselho jogar Xadrez.
Faltou só a dica dos substantivos derivados dos verbos terminados em:
ANDIR, ENDER, VERTER e PELIR – Escrever com “S”
expandir – expansão
pretender – pretensão
estender – extensão
suspender – suspensão
converter – conversão
verter – versão
expelir – expulsão
repelir – repulsão